REGIÃO –

REGIÃO – -
Igreja reconhece caminho que liga Braga a Santiago

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Igreja acaba de reconhecer o Caminho da Geira e dos Arrieiros, que liga Braga a Santiago de Compostela na distância de 240 quilómetros, como itinerário de peregrinação jacobeia.

O delegado de peregrinações do cabido da Catedral de Santiago, o deão Segundo L. Pérez López, assinou um certificado onde refere que o traçado cumpre “as condições de outros caminhos de peregrinação” e por isso “concede a Compostela” a quem o percorrer.

Esta é a razão porque, desde 28 de Março, é mais fácil aos peregrinos que cumprem o Caminho da Geira e dos Arrieiros obterem a Compostela. A assinatura do documento foi revelada apenas esta quinta-feira, dia 6 de Junho, para evitar que coincidisse com o período eleitoral vivido em Espanha.

O reconhecimento resulta da análise da “documentação histórica e actual”, apresentada pela Associação Codeseda Viva – com destaque para os investigadores Jorge Fernández, Carlos da Barreira e Luís Ferro -, uma das organizações que têm trabalhado na investigação e divulgação do itinerário, que atravessa quatro municípios portugueses e 15 galegos.

O primeiro traçado [que se mantém no essencial] foi apresentado em Ribadavia (Espanha) a 9 de Fevereiro de 2017 e no dia 1 de Abril seguinte em Braga, pela a Associação do Caminho Jacobeu da Geira Minhoto Ribeiro, constituída em 2006 com o objectivo de investigar e promover este itinerário.

O Caminho da Geira e dos Arrieiros foi percorrido desde 2017 por mais de 500 pessoas. Este ano, 135 já receberam a Compostela, que se juntam a poucas outras a quem foi entregue nos últimos dois anos – a primeira a 22 de Maio daquele ano.

O casal Maria Batista, natural das Caldas da Rainha, e João Reis, natural de Lisboa, respectivamente engenheiros agrícola e informático, residentes no Cadaval, e o seu amigo Luís Sobreiro (viticultor), residente em A-dos-Francos (Caldas da Rainha), foram os primeiros a percorrer o itinerário, depois da sua apresentação em Braga. Partiram a 6 de Maio de 2017 e chegaram a Santiago de Compostela no dia 17 seguinte. O jornalista Carlos Ferreira, residente em Leiria, foi primeiro a cumprir o percurso sozinho, entre 14 e 22 de Maio.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS