PAÍS –  Inspectores da PJ em greve na primeira semana de Fevereiro

PAÍS –
Inspectores da PJ em greve na primeira semana de Fevereiro

Os inspectores da Polícia Judiciária vão estar em greve sete dias no início de Fevereiro juntamente com os restantes funcionários da PJ, revelou a Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC/PJ).

Os inspectores da PJ decidiram paralisar várias horas por dia na primeira semana de Fevereiro (de 4 a 8) e nos dias 11 e 12 tal como o restante pessoal da PJ.

PUBLICIDADE

Assim, as três estruturas sindicais, que representam inspectores, seguranças e pessoal administrativo, decidiram marcar um período de greve das 0h00 horas do dia 4 de Fevereiro até à meia-noite do dia 12 em regime de rotatividade.

Entre o dia 4 e o dia 5 está marcada uma paralisação a todo o trabalho a prestar nas unidades de prevenção e a todo o trabalho fora do horário normal.

As três associações sindicais -ASFIC, Associação Sindical dos Seguranças e a Associação Sindical dos Funcionários Técnicos e Administrativos, Auxiliares e Operários da PJ – explicam que a greve se deve à falta de revisão do Estatuto das Carreiras da PJ, ausência de revisão da lei orgânica e a “crónica falta de recursos humanos e manterias”.

As estruturas sindicais criticam a sucessiva recusa do Ministério da Justiça em promover a reposição dos escalões congelados “provocando uma injustiça entre funcionários da PJ e os outros trabalhadores da função pública”.

A recusa da tutela em promover a correcção da fórmula de cálculo dos suplementos de risco e de turno, bem como a devolução das quantias em dívida desde 2010, é outras das reivindicações.