REGIÃO

REGIÃO -
Investimento de 10 milhões de euros cria 70 empregos em parque empresarial de Viana do Castelo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Um investimento entre sete e 10 milhões de euros na sexta fase do parque empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo, vai criar um centro de inovação e desenvolvimento e uma fábrica de abrasivos diamantados que empregará 70 trabalhadores.

A propósito do alargamento do parque empresarial de Lanheses, o ainda presidente da câmara da capital do Alto Minho, José Maria Costa, disse, esta terça-feira, tratar-se do novo empreendimento empresarial da KGS Diamond, no concelho vianense. A KGS Diamond é o fabricante líder mundial de abrasivos diamantados flexíveis e tecidos metalizados electroliticamente.

“A escritura do terreno já foi assinada. Trata-se de um lote com sete mil metros quadrados de área. O projecto do novo centro de inovação e desenvolvimento e da fábrica está a ser ultimado. A empresa suíça tem alguma urgência no início da empreitada que deverá começar durante o primeiro trimestre de 2022”, adiantou José Maria Costa em declarações à agência Lusa.

A abertura do concurso público da empreitada, aprovada em reunião camarária, aguarda publicação em Diário da República.

A empresa, fundada na Suíça em 1906, fabrica abrasivos desde 1952. A KGS tem mais de 20 escritórios de vendas e distribuição na Europa, América do Norte, Médio Oriente, Singapura, Índia, China e Austrália e tem ainda fábricas instaladas na Suíça, Holanda Hungria, Portugal, Emirados Árabes Unidos e Índia.

No total, segundo José Maria Costa, a Câmara de Viana do Castelo vai investir 2,4 milhões de euros na sexta fase de expansão do parque industrial de Lanheses.

A obra prevê a construção de infra-estruturas de abastecimento de água e saneamento básico, um novo acesso rodoviário “para servir à nova fábrica da multinacional americana, BorgWarner, já em construção num investimento de 25 milhões de euros e que criará 300 novos postos de trabalho”.

O projecto inclui ainda uma área de estacionamento e zona de carregamento de veículos eléctricos.

Segundo o autarca, os 11 empreendimentos industriais instalados nas cinco fases do parque empresarial de Lanheses empregam actualmente 2.400 trabalhadores, estando previstos, “a curto prazo”, novos empreendimentos empresariais.

A quinta fase do parque industrial, inaugurada em Janeiro de 2019, correspondeu a um investimento de cinco milhões de euros.

Constituído em 2001, aquele parque, o maior do concelho, acolhe, para além do ‘cluster’ das energias renováveis da Enercon, empresas dos mais diversos sectores de actividade, desde o automóvel, distribuição e transformação alimentar, metalomecânica ou transformação de vidro.

O projecto do parque empresarial de Lanheses foi lançado em 2000 numa parceria entre a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a câmara e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC).

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS