REGIÃO -
IPCA aprova Plano para regresso gradual às actividades presenciais

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai manter em funcionamento, até ao final do presente ano lectivo, as actividades lectivas em regime de ensino a distância, à excepção de aulas práticas e laboratoriais que regressam gradualmente ao regime presencial a partir do dia 18 de Maio, respeitando as adequadas regras de segurança e com a proteção individual e o distanciamento entre as pessoas. Mantendo-se a avaliação contínua pela via digital, o despacho da Presidente do IPCA que aprova o Plano de Retorno Gradual das actividades presenciais do IPCA, prevê que a avaliação na época de exames decorrerá em regime presencial, à semelhança das provas académicas.

Em nota enviada, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, considera que este regresso deve «ser ponderado e bem articulado», sempre de acordo com as recomendações das autoridades competentes. 

«Temos a responsabilidade de zelar pela segurança da comunidade académica, do bem-estar e saúde de todos. E isso é o mais importante para nós neste momento», adianta a presidente.

PUBLICIDADE

BIBLIOTECA VAI REABRIR

Também a biblioteca José Mariano Gago vai reabrir a partir de 18 de Maio, com ocupação reduzida, sendo ainda disponibilizadas duas salas adjacentes que funcionarão como espaços de apoio à biblioteca, especialmente destinadas à consulta e ao estudo, as quais só podem ser utilizadas pelos estudantes desde que utilizem máscaras e luvas.

REFORÇO DAS REGRAS DE SEGURANÇA

O plano de retorno gradual do IPCA implica o «reforço das regras de segurança e de cuidados de higienização e de saúde, tais como o uso obrigatório de máscara (de acordo com as orientações da DGS) que serão disponibilizadas gratuitamente a toda a comunidade académica; serão colocadas barreiras de proteção na receção das Escolas; serão reforçadas as acções de limpeza e higienização dos espaços utilizados; será disponibilizado gel desinfetante e outros produtos de limpeza e higienização em todos os espaços do IPCA», pode ler-se em nota enviada.

Nos espaços exteriores, a circulação vai ser feita de forma articulada e devidamente sinalizada, por forma a evitar cruzamentos.

Maria José Fernandes adianta que «estas medidas e orientações serão continuamente monitorizadas e avaliadas em articulação com as autoridades de saúde e de protecção civil, podendo ser comunicadas novas orientações e implementadas novas medidas, face à evolução da pandemia e a situações excecionais que assim o possam exigir».

FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS PRESENCIALMENTE A PARTIR DE JUNHO

Em articulação com as entidades oficiais de saúde e de proteção civil, prevê-se que a partir de Junho o funcionamento dos serviços do IPCA decorra, maioritariamente, presencialmente, incluindo o atendimento presencial.

Para um melhor conhecimento das medidas aprovadas para o retorno gradual das actividades presenciais, recomenda-se a leitura do Plano Operacional para o Retorno Gradual às Atividades Presenciais no IPCA que se encontra disponível para consulta neste link: https://ipca.pt/covid-19/plano-operacional-para-retorno-as-atividades-presenciais-no-ipca/.

Foi ainda construída uma página de perguntas e respostas no seguinte endereço:https://ipca.pt/covid-19/plano-retorno-perguntas-respostas/. Aqui pode obter resposta às suas dúvidas e ainda enviar-nos as suas questões ou sugestões para atualizar continuamente estas FAQs.