REGIÃO

REGIÃO -
IPCA distinguido com Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) foi distinguido com o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, na categoria “Instituições de Ensino Superior”, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).

O prémio foi entregue a dia 20 de Setembro numa cerimónia que decorreu em Lisboa, e reconhece o «trabalho desenvolvido pelo IPCA no incentivo à mobilidade ciclável dos estudantes e restante comunidade académica, bem como as condições criadas no Campus, em Barcelos, para a utilização da bicicleta como meio de locomoção».

«Esta é uma distinção que muito nos orgulha e que resulta da aposta que o IPCA tem feito na promoção da utilização de transportes suaves», refere Maria José Fernandes, presidente da instituição.

«Paralelamente ao crescimento do Campus e à construção de novos edifícios, o IPCA criou uma rede de acessibilidades e percursos, que inclui uma ciclovia, com o objectivo de incentivar a prática de estilos de vida saudáveis de estudantes, docentes e colaboradores, mas também da população da cidade de Barcelos, e contribuir para a redução do número de veículos automóveis neste espaço», acrescenta.

CICLOVIA

A ciclovia do IPCA atravessa a maior parte do Campus, tendo actualmente cerca de 500 metros de extensão. Além disso, foram criadas zonas para parqueamento de bicicletas, com a capacidade para 96 estacionamentos, e ainda uma estrutura fechada com seis postos de carregamento de baterias para as bicicletas elétricas e uma oficina self-service.

PROJECTO U-BIKE PORTUGAL

O IPCA foi, também, uma das primeiras instituições de ensino superior a aderir ao Projeto “U-Bike Portugal”, coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, no âmbito do qual disponibiliza à comunidade académica 130 bicicletas eléctricas e convencionais, denominadas CABI.

Como apoio à gestão deste serviço foi desenvolvido um sistema de informação específico, integrado na plataforma SASocial que permite, «para além da submissão e gestão das candidaturas, a realização de pedidos de manutenção, reporte de avarias, carregamento de quilómetros e a avaliação do impacto da utilização das bicicletas na redução de CO2».

As CABI são atribuídas a estudantes, docentes e colaboradores, mediante a respectiva inscrição, visando uma utilização de longa duração. Este projecto tem como meta 42 mil quilómetros percorridos de bicicleta por ano.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS