DIA INTERNACIONAL DO ESCUTISMOISAVE promove Segurança com o Seminário “Amares Segura – Roteiro da Segurança”

DIA INTERNACIONAL DO ESCUTISMO
ISAVE promove Segurança com o Seminário “Amares Segura – Roteiro da Segurança”

O Instituto Superior de Saúde, ISAVE, a Universidade Sénior e o CLDS Valor Humano 3G – Valoriza assinalaram o Dia Internacional do Escutismo, 23 de Abril, através do Seminário, “Amares SeguraRoteiro da Segurança”, num evento que reuniu todas as forças locais de Segurança.

PRIMEIRO PAINEL

O Seminário abriu com as intervenções de Mafalda Duarte, presidente do ISAVE, Jorge Afonso, da Universidade Sénior, e Susana Cordeiro, do CLDS Valor Humano 3G – Valoriza.

PUBLICIDADE

O programa contou ainda com os testemunhos do Chefe Pedro Arantes, da Caminheira Inês Monteiro, do Agrupamento de Escuteiros de Lago e da Caminheira Estela Barros, do Agrupamento de Escuteiros de Rendufe, que falaram acerca do papel do escuteiro na protecção florestal.

De seguida deu-se a apresentação “Queimaduras”, dinamizada pelo formador de primeiros socorros da Cruz Vermelha de Amares, Rui Veloso.

SEGUNDO PAINEL

O segundo painel do Seminário contou com a colaboração do Sargento-ajudante Paulo Vieira, da GNR da Póvoa de Lanhoso, que elucidou os presentes acerca do papel da GNR na identificação de infracções inerentes à segurança local, seguindo-se a intervenção de Jorge Eiras, Chefe dos Bombeiros Voluntários de Amares, sobre “Organização da Emergência nas Instituições”.

O Seminário encerrou com uma sessão prática no exterior sobre “Tipos e utilização de extintores”, impulsionada pelos Bombeiros Voluntários de Amares.

No decorrer do Seminário foi também possível esclarecer dúvidas nos stand´s da GNR e da Cruz Vermelha de Amares, assim como visitar as viaturas de emergência, ambulância, viatura dos bombeiros e viatura da GNR.

O seminário, dirigido à comunidade de Amares, permitiu demonstrar boas práticas inerentes ao socorro em situações de emergência, assim como os dispositivos de segurança que devem existir no domicílio e nas instituições.