PAÍS -
Já arrancou a nova fase do desconfinamento (mas não em todo o país)

A generalidade dos concelhos de Portugal Continental, onde se incluem Amares e Terras de Bouro, entrou às 00h00 deste sábado na quarta fase de desconfinamento.

Já a partir deste fim-de-semana, os restaurantes, cafés e pastelarias poderão ter serviço de mesa até seis pessoas no seu interior e dez nas esplanadas, tendo o fecho que acontecer até às 22h30, quer à semana, quer ao fim-de-semana.

PUBLICIDADE

Os centros comerciais podem estar abertos até às 21h00 à semana e às 19h00 aos fins-de-semana.

Volta a ser permitida a actividade física ao ar livre em grupo e os ginásios poderão retomar as aulas colectivas.

São igualmente permitidas todas as modalidades desportivas.

Poderão acontecer grandes eventos exteriores e eventos interiores sujeitos a lotação definida pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Os casamentos e baptizados poderão ter 50% da capacidade total.

QUEM NÃO ESTÁ ABRANGIDO

Há, no entanto, oito concelhos dos 278 existentes em Portugal continental que não avançam para a quarta e última fase do actual plano de desconfinamento.

Estão neste lote Miranda do Douro, Paredes e Valongo, que continuam no nível em que se encontram, ou seja, mantêm-se na terceira fase, depois de terem integrado há 15 dias o grupo de 13 municípios que ficaram em alerta, por terem mais de 120 casos por 100 mil habitantes em 14 dias.

Entre os municípios que também tinham sido alertados e ficam igualmente impedidos de avançar no desconfinamento estão Aljezur e Resende, que recuam para a segunda fase.

Carregal do Sal mantém-se no segundo nível de desconfinamento e Portimão continua ainda na primeira etapa, após ter recuado há 15 dias.

Além de Portimão, passam também para primeira fase as freguesias de São Teotónio e de Almograve, no concelho de Odemira, que ficam em cerca sanitária, devido à elevada incidência de casos de covid-19, sobretudo em trabalhadores do sector agrícola.

Às restantes freguesias deste concelho do distrito de Beja aplicam-se as regras previstas na quarta fase do plano de desconfinamento.