BRAGA - Jardim do antigo Paço Episcopal de Braga entre os mais bonitos do mundo

BRAGA -
Jardim do antigo Paço Episcopal de Braga entre os mais bonitos do mundo

O jardim do antigo Paço Episcopal da Braga – e por extensão o vizinho Jardim de Santa Bárbara – é um dos 35 jardins mais bonitos da Europa, segundo o site Sapo24.

Integrado no complexo medieval do antigo Paço, é um dos locais mais fotografado em Braga por turistas nacionais e estrangeiros, sobretudo devido ao seu alçado gótico virado para o Jardim de Santa Bárbara.

O complexo, também designado antigo Paço Arquiepiscopal, que hoje é ocupado pela reitoria da Universidade do Minho, a Biblioteca Pública e o Arquivo Distrital, teve várias utilizações ao longo do século XX. Foi, lê-se no site da Direcção-Geral do Património Cultural, Quartel de Infantaria, Quartel dos Bombeiros Municipais, tribunal, museu, loja municipal e se sede do Instituto Minhoto de Estudos Regionais.

PUBLICIDADE

O jardim bracarense, de acordo com a avaliação do site, não está sozinho entre os mais bonitos que se vêm pela Europa fora, tendo companhias de peso e com assinatura portuguesa: Jardins do Parque de Serralves (Porto), Jardim do Claustro da Biblioteca do Mosteiro de Alcobaça, Jardins Urbanos de Castro Marim, no Algarve, e Jardim Florência Terra, na Horta, Ilha do Faial (Açores).

Deste selecto grupo de 35 fazem parte nomeadamente jardins e parques da Espanha, França, Itália, Grécia, Holanda, Escócia, Inglaterra, Estónia, Alemanha, Holanda, Suíça, Holanda e Hungria.