REGIÃO - Jornadas Europeias do Património e Turismo arrancam esta sexta-feira em Esposende

REGIÃO -
Jornadas Europeias do Património e Turismo arrancam esta sexta-feira em Esposende

Conferências, gastronomia, música e uma visita orientada à Casa das Marinhas preenchem o programa promovido pela Câmara de Esposende para assinalar as Jornadas Europeias do Património e do Turismo.

O programa, que arranca esta sexta-feira e se prolonga até 4 de Outubro, pretende, refere a autarquia em comunicado, “valorizar e promover o património local como elementos marcantes da cultura e da história” do concelho.

Deste modo, o município esposendense convida a uma “viagem sensorial”, abordando as tradições gastronómicas do noroeste peninsular, a conhecer o projecto ‘ESTALEIRO_Esposende (Des)Construção’, experiência musical gerada no cruzamento de várias práticas artísticas contemporâneas e a perceber o valor histórico e patrimonial único das Escolas Rodrigues de Faria.

PUBLICIDADE

PROGRAMA

Esta sexta-feira, o Fórum Municipal Rodrigues Sampaio acolhe, pelas 10 horas, a conferência ‘Arqueogastronomia’, durante a qual Carlos Alberto Brochado de Almeida aborda ‘A alimentação no Noroeste Português entre a Pré-História e a Idade Média’ e Manuel Rial Santos apresentará o projecto ‘Vimianzo, do mar à terra’.

O projecto ESGASTRONOMIA, em desenvolvimento, visa o levantamento documentado do receituário tradicional de Esposende e dos produtos agrícolas e piscícolas, nomeadamente através da inventariação de referências escritas, da obtenção de elementos relativos à história, particularidades, usos e saber-fazer associados.

No sábado, entre as 18h30 e as 4 horas de domingo, o Estaleiro Naval de Esposende acolhe o projecto ‘ESTALEIRO’, cujo “código genético radica na construção e na desconstrução híbrida e mutável de um evento que reúne a expressão artística e musical”.

Esta primeira edição integra a experiência Eric Copeland, Allen Halloween, Conjunto Corona, Sereias, Iguanas e Ohxalá.

‘ESTALEIRO’ é uma co-produção do Núcleo de Intervenção Cultural de Esposende (NICE) e d’A Macho Alfa, Associação Cultural, com o apoio da Câmara e da Associação Fórum Esposendense.

Domingo, a programação das Jornadas Europeias do Património e do Turismo contemplam uma visita orientada à Casa das Marinhas, pelas 10 horas.

Denominada ‘Cas’Aberta’, esta é uma excelente oportunidade para conhecer a vida e obra do arquitecto esposendense Viana de Lima. Trata-se de uma actividade gratuita, mas com inscrições obrigatórias até sexta-feira, através do e-mail [email protected] ou do telefone 253 960 179.

Complementarmente à visita orientada, sugere-se uma visita livre à exposição alusiva à obra do arquiteto, designada ‘Memento, Momento’, patente no Museu Municipal de Esposende, dedicada à arquitectura de Viana de Lima.

A concluir a programação dedicada ao Património e ao Turismo, realiza-se, no dia 4 de Outubro, pelas 21h30, a Conferência ‘As Escolas Rodrigues de Faria: esboço de uma Sociedade’, a realizar no Auditório das Escolas Rodrigues de Faria, em Forjães. Do programa constam intervenções de Rui A. Faria Viana, abordando ‘O Patrono António Rodrigues de Faria’, Eduardo Gonçalves que analisa ‘A Educação no Estado Novo’ e Carlos A. Brochado Almeida centra a sua intervenção na ‘Escola Primária de Forjães e os azulejos de Jorge Colaço’.

O valor histórico e patrimonial único deste edifício, que acolhe a sede da Junta de Freguesia da vila de Forjães, permite um olhar mais pormenorizado e especializado sobre o património que estas Jornadas Europeias destacam em Esposende.