BRAGA - Jovens violinistas de todo mundo no palco do Braga Young Virtuosi em Setembro

BRAGA -
Jovens violinistas de todo mundo no palco do Braga Young Virtuosi em Setembro

No ano em que ostenta do título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico, Braga recebe de 16 a 20 de Setembro a primeira edição do concurso internacional de violino ‘Braga Young Virtuosi’.

Esta iniciativa, promovida pelo município com a parceria da Associação Musical Sinfonietta de Braga, reúne no Altice Forum Braga jovens violinistas de todo o mundo, com idades compreendidas entre os 8 e os 13 anos.

Na apresentação do evento, que decorreu esta quinta-feira, a vereadora da Cultura, Lídia Dias, salientou que o evento representa uma “proposta inovadora no panorama cultural da cidade e da região”.

PUBLICIDADE

O ‘Braga Young Virtuosi’ coincide com a Braga Barroca, com os finalistas do concurso a participarem no concerto de abertura agendado para o dia 22 de Setembro.

As candidaturas estão abertas até 20 de Julho através do portal do concurso. Após o processo de selecção pelo júri internacional, os seis finalistas apresentam-se no palco do Altice Forum Braga, sempre com o acompanhamento musical da Orquestra Sinfonietta de Braga.

Os prémios do concurso variam entre os 750 euros (6.º classificado) e os 3.000 euros (vencedor). Há ainda um Prémio do Público e um pelo melhor fado.

O júri é composto por músicos de prestígio internacional como Ilya Grubert, Stefano Pagliano, Sally Dessange, Alberto Casadei, sendo presidido por Eliot Lawson.