CULTURA -
Vai ser lançado um livro de fotografias de António Variações

A fotógrafa Teresa Couto Pinto é a responsável por um novo livro sobre António Variações, que apresenta várias fotografias do cantor e pretende ajudar a fixar a memória de uma geração que está a desaparecer.

«É um relato intimista, é a minha relação com ele», explicou à Lusa a fotógrafa, que foi amiga, confidente e agente de Variações, tendo um vasto conjunto de fotografias tiradas ao cantor.

PUBLICIDADE

O livro “António Variações”, que é colocado à venda no dia 20 pela Oficina do Livro, tem o formato de um vinil longa duração (LP) e reúne grande parte das fotografias, algumas das quais inéditas, que fazem perdurar ainda hoje o universo visual e criativo do músico português.

«Este livro repõe, porque tem essa necessidade, aquilo que nos lembramos dele, nós, pessoas, que convivemos com ele. Para não dar margem para que cada um invente o que lhe apetece sobre o António Variações», sublinhou Teresa Couto Pinto.

“António Variações” regista dois anos e meio de vida de palco do músico e, segundo a autora, ficam ainda de fora muitas fotografias, que talvez possam ser incluídas se for feita uma segunda edição.