AMARES

AMARES -
Livro “Laranjas de Portugal: séculos de cultivo e consumo” apresentado esta tarde na Biblioteca Municipal de Amares

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Biblioteca Municipal de Amares acolheu na tarde deste sábado a apresentação do mais recente livro da historiadora Anabela Ramos intitulado “Laranjas de Portugal: séculos de cultivo e consumo”. A obra foi apresentada pelo Professor Francisco Mendes, da Universidade do Minho e contou ainda com a presença da autora, Anabela Ramos e do Vereador do Município de Amares Delfim Rodrigues.

A obra de Anabela Ramos resulta de um «estudo demorado e complexo», somente possível «cruzando livros de cozinha, livros médicos, farmacopeias, relatos corográficos, tratados agrícolas e outra documentação avulsa, em especial ligada ao mundo agrícola dos mosteiros».

Através destes documentos, a autora mostra como «evoluiu o cultivo, o consumo e o comércio do fruto», explicando ainda como se «passou das laranjas azedas para as laranjas mais doces do país e na Europa». Pelo meio, Anabela Ramos mostra a «presença da laranja e da flor de laranjeira em séculos de culinária e de usos medicinais», registando o «uso decorativo da árvore em pomares e jardins».

O livro apresenta ainda as regiões portuguesas onde o cultivo da laranja se destaca, de Amares aos Açores, e termina com receitas de cozinha com laranja ou flor de laranjeira, selecionadas do séc. XVI ao séc. XXI.

AROMA A LARANJA

O livro reserva ainda uma outra surpresa, “deliciando” o olfato dos leitores que o abrirem com o aroma a laranja, aplicado no interior do papel da capa.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS