PAÍS

PAÍS -
Mais de 100 mil cidadãos do Brasil residem de forma ilegal em Portugal

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Há mais de 100 mil cidadãos do Brasil actualmente a residir de forma ilegal em Portugal e que ainda não receberam uma resposta do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que é responsável pela emissão de autorizações de residência e trabalho.

O silêncio das autoridades portugueses foi ‘quebrado’ do outro lado do Atlântico, uma vez que as autoridades brasileiras já se queixaram da situação e exigiram que Portugal tome as medidas necessárias o mais rapidamente possível, revelou esta quinta-feira o ‘SchengenVisaInfo.com’.

Os dados chegaram ao senador Chico Rodrigues (União Brasil-RR) pelos três consulados e pela embaixada do Brasil em território luso – o número coincide com o divulgado recentemente pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, que revelou que a lista de pendências do SEF passa as 200 mil pessoas, sendo a maior parte brasileiros.

“O que observámos nas visitas a Lisboa, Porto e Faro, onde ficam os três consulados, foi uma situação dramática entre os brasileiros. Encontrámos pessoas a viver em condições sub-humanas”, revelou o senador, que exortou tanto o Itamaraty como a Justiça brasileira a requisitar às autoridades portuguesas informações sobre a situação.

O senador destacou ainda que os nacionais do Brasil a viver em Portugal sem a documentação necessária não conseguem emprego, abrir uma conta num banco ou celebrar um contrato de arrendamento.

 

Com Multinews

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS