AMARES

AMARES -
Mais de 3000 terrenos já foram registados em Amares através do Bupi

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Município de Amares soma um total de «3245 terrenos georreferenciados» através do BUPI – Balcão Único do Prédio na NUTS III Cávado, no âmbito do projecto SICS Cávado – Sistema de Informação Cadastral Simplificado do Cávado.

O BUPi é uma plataforma online, que dispõe também de um balcão de atendimento presencial e que reúne informação sobre as propriedades e os seus donos, onde os proprietários podem fazer a georreferenciação e o registo dos seus terrenos, de forma simples e gratuita.

EVOLUÇÃO DOS REGISTOS POR FREGUESIA

PUBLICIDADE

No que diz respeito à evolução dos registos cadastrais por freguesias no concelho, a União de Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos é aquela que reúne um maior número de terrenos georreferenciados (629), seguida da União de Freguesias de Vilela Seramil e Paredes Secas com 557. Depois seguem-se as freguesias de: Bouro Santa Marta (289); Fiscal (190); Torre e Portela (186); Goães (172); Bouro Santa Maria (167) Barreiros (154) e Rendufe (153). Finalmente, a União de Freguesias de Ferreiros, Prozelo e Besteiros, Dornelas, Caires e Amares e Figueiredo alcançaram um total de 142, 139, 120 e 108, terrenos registados respectivamente.

REGISTO CADASTRAL

O registo cadastral trata-se de uma operação de grande importância e cujo contributo do cidadão é «fundamental para concretizar esta missão», pelo que o Município de Amares sensibiliza os proprietários para que «efectuem os seus registos contribuindo para um melhor planeamento e gestão sustentável do território».

Criado em 2017, o BUPi começou como um projecto-piloto que abrangia 10 municípios. Devido ao seu sucesso, foi sendo alargado ao território nacional e hoje contempla 140 municípios.

ATENDIMENTO DESCENTRALIZADO

Para facilitar o acesso aos proprietários, foi organizado um cronograma de visitas às freguesias nas instalações das juntas de freguesia. As visitas decorrem conforme as datas da calendarização, entre as 9h00 e as 17h00.

Para mais informações, contacte a Câmara Municipal de Amares através do telefone: 253 991 330 ou via correio eletrónico: [email protected]

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS