REGIÃO (Festival)

REGIÃO (Festival) -
Mais de três mil pessoas celebram cultura e identidade luso-galegas com ‘Convergências’

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Mais de três mil pessoas passaram pela 10.ª edição do Festival Cultural Portugal Galiza, que decorreu entre 3 de Fevereiro e o passado sábado, nas cidades de Braga, Padrón, Ponteareas, A Estrada e Santiago de Compostela.

O evento que tem como principal objectivo promover os laços identitários entre os dois lados da fronteira, incidindo sempre na sua temática principal a evocação dos nomes de José Afonso e Rosalía de Castro contou com quatro espectáculos totalmente esgotados, sendo que um deles foi precisamente o concerto de tributo a estas duas figuras da cultura luso-galega, que encheu o Theatro Circo, em Braga.

A edição de 2024 do Convergências terminou em Ponteareas com um concerto que juntou a Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga e a Orquestra local de Ponteareas.

Na altura, Jaime Torres, do grupo Canto D’Aqui, que organiza o evento, salientou “o sucesso alcançado nesta 10.ª edição do Convergências, referindo que a aposta em várias propostas artísticas, com a participação de cerca de 300 artistas, acabou por atrair a atenção e presença de muito público, o que demonstra o caminho percorrido por este festival”.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, mostra-se muito satisfeito “com o crescimento do Convergências, que de ano para ano vai conquistando mais público e novos territórios”.

O ‘Convergências’ é um evento desenvolvido pelo grupo Canto D’aqui em parceria com o Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho, que conta com o apoio do município de Braga, da Xunta de Galicia e da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, envolvendo ainda na organização diversas instituições de Portugal e da Galiza.

[email protected]

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS