BRAGA – Mariano Piçarra expõe fotografias da fábrica Confiança

BRAGA –
Mariano Piçarra expõe fotografias da fábrica Confiança

Está patente na sala de exposições da Junta de Freguesia de S. Vítor, em Braga, uma mostra de fotografia dedicada à Fábrica Confiança, da autoria de Mariano Piçarra.

Esta nova exposição – diz o movimento “Salvar a Confiança” – recupera parte da mostra “Memórias da Cidade” que esteve patente nas instalações da própria Fábrica, durante a 14ª edição dos Encontros da Imagem realizada no ano de 2000.

PUBLICIDADE

Os Encontros da Imagem – Associação Cultural, que realiza o Festival de Fotografia e Artes Visuais em Braga há mais de 30 anos, foi uma das instituições culturais da cidade que, durante alguns anos, realizou exposições na Confiança.

Os Encontros, “conscientes do papel da fotografia como uma importante fonte de registo da memória e do respeito que uma cidade deve ter com essa memória, tomaram a seu cargo a tarefa de inventariar, de forma sistemática a cidade, acreditando que esse registo constituiria, de alguma forma, a alma colectiva e a possibilidade dos seus habitantes terem presente o seu património”.

CONVITE

Enquadrado nesta perspectiva, desenvolveram, durante anos, o programa “Memórias da Cidade”, que tinha por objectivo, através do convite feito a fotógrafos, o registo da cidade.

Assim, no ano 2000, o convite foi endereçado a Mariano Piçarra para que fotografasse a Fábrica Confiança ainda em período de laboração.

O trabalho, que se desenvolveu durante semanas, foi posteriormente mostrado, naquele mesmo espaço, constituindo uma das mais importantes exposições no âmbito da 14ª edição dos Encontros e teve a visita de milhares de pessoas.

Mariano Piçarra nasceu em Beja em 1960. Tem o curso de Artes Gráficas e a licenciatura em Design pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, sendo autor de inúmeras exposições individuais.

Participou também em muitas exposições colectivas. Obteve diversos prémios e alguns dos seus trabalhos fazem parte de colecções privadas e públicas.