ÓBITO –  Morreu o terrabourense Frei Bernando Domingues

ÓBITO –
Morreu o terrabourense Frei Bernando Domingues

Frei Bernardo Domingues, natural de Vilar, em Terras de Bouro, morreu esta sexta-feira aos 88 anos, no Instituto de Oncologia do Porto (IPO), onde estava internado há seis meses.

Nascido a 13 de Maio de 1931, apostou em três áreas de estudo que foram determinantes para a sua formação: Filosofia, Psicopedagogia e Teologia.

PUBLICIDADE

Licenciado em Filosofia em 1964 (Madrid – Espanha), continuou a sua preparação académica em Toulouse (França), onde concluiu com êxito, em 1976, a preparação para o doutoramento, que viria a obter, em 1988, na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, com a classificação máxima Summa cum Laude.

O tema da sua dissertação, “O mundo e Deus confrontam-se na obra de Emmanuel Mounier”, traduz a preocupação deste padre dominicano na descoberta do selo de Deus na trajetória do mundo.

Concluído o curso de Teologia em Saint Maximin e Toulouse foi ordenado sacerdote em 1957 e nos dois anos seguintes frequenta o Colégio de Santa Maria em Dublin e depois em Roma obtém (1992) o grau de mestre.

Escritor prolifico, é autor de múltiplas contribuições, algumas reunidas em 45 volumes que versam muitas áreas do saber.

O seu corpo estará em câmara ardente na Igreja de Cristo-Rei, no Porto, esta sexta-feira à tarde. O funeral é este sábado à tarde.