BRAGA

BRAGA -
Município e BCSD realizaram ‘Tour’ pela Mobilidade Sustentável

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre os dias 16 e 22 de Setembro, o Município de Braga e o BCSD Portugal (Business Council for Sustainable Development) juntaram-se para realizar, esta segunda-feira, o Tour “Empresas pela Mobilidade Sustentável”.

Enquadrado no Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga (PMEB), assinado por mais de 30 entidades, este evento mostrou as «melhores práticas de mobilidade sustentável» na cidade bracarense.

O Tour incluiu passagem por algumas empresas signatárias do Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga, onde foi possível ficar a conhecer exemplos-referência ou boas práticas nesta área.

PUBLICIDADE

A viagem foi efectuada num autocarro eléctrico dos Transportes Urbanos de Braga (TUB), uma das empresas parceiras do evento e também signatária deste Pacto. Além da participação dos TUB, o Tour contou com a participação da Caetano Auto, ‘dst group’, AGERE, Volt-E e We Can Charge, que abordaram vários temas relacionados com a mobilidade sustentável.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL «É FUNDAMENTAL»

De acordo com Olga Pereira, vereadora do Município de Braga, esta colaboração da BCSD na Semana da Mobilidade foi recebida com agrado.

«Estamos empenhados em obter os melhores resultados possíveis do Pacto de Mobilidade Empresarial e sabemos que a questão da mobilidade sustentável é fundamental, já que representa uma grande percentagem das emissões. É necessário encontrar soluções que diminuam a dependência dos combustíveis fósseis», afirmou

VÁRIOS CASOS APRESENTADOS

No caso dos TUB, a empresa municipal apresentou os seus objectivos de descarbonização da frota e redução da pegada carbónica. Actualmente estão a funcionar 13 viaturas eléctricas e 25 a gás natural, sendo que no próximo ano a frota será já reforçada com mais 30 autocarros eléctricos.

O projecto ´School Bus´ foi também apresentado como um exemplo de sucesso, evitando diariamente a passagem de 350 carros pelo centro da cidade. No final do ano lectivo estima-se que esse número represente uma poupança nas emissões de 7 toneladas de CO2.

Por seu turno, a Agere apresentou um caso de estudo do seu software de gestão eficiente de rotas que, através do planeamento antecipado, permite uma poupança efectiva do consumo energético e das emissões.

Já a Caetano Auto, entre outros aspectos da sua política empresarial e de inovação tecnológica, destacou o seu novo veículo movido a hidrogénio – o Toyota Mirai – e o ´H2.City Gold´, o novo autocarro Caetano também hidrogénio.

A dst group apresentou a sua aplicação de carsharing para partilha de boleias e mercadorias e a Volt-E e a We Can Charge, empresas inseridas no ecossistema da Startup Braga, mostraram o papel essencial que a inovação e as tecnologias têm na mobilidade sustentável, neste caso na área da gestão dos carregamentos de veículos eléctricos.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS