BRAGA

BRAGA -
Noite Europeia dos Investigadores com mais de meia centena de actividades em Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

São mais de meia centena de actividades experimentais, demonstrações, exposições e workshops gratuitos para testar na próxima sexta-feira, das 16h00 às 24h00, no Altice Forum Braga.

Coordenada pela Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) e pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), a iniciativa, insere-se na Noite Europeia dos Investigadores (NEI), este ano com o tema ‘Ciência para todos – Sustentabilidade e Inclusão’. 

A abertura oficial é pelas 17h00, com a presença prevista do reitor da Universidade do Minho (UMinho), Rui Vieira de Castro, do presidente do município de Braga, Ricardo Rio, e do presidente da ECUM, José González-Méijome, entre outros.

PUBLICIDADE

Durante oito horas, os visitantes ‘viajam’ pelo mundo da ciência, à medida que passam em cada um dos expositores. Pelo caminho conhecem investigações que ajudam a alcançar a sustentabilidade industrial, tecnologias que serão a base da alimentação no futuro, microcápsulas biodegradáveis anti-mosquito activadas por luz solar, fibras naturais para materiais de construção, efeitos dos protectores solares nos oceanos, impactos dos plásticos no solo, água e ar ou leveduras que ajudam a produzir fármacos, aditivos alimentares e até biocombustíveis.

QUIZZES E ESCAPE ROOM

A juntar a isto, não vão faltar quizzes sobre genética humana, acções de sensibilização sobre as alterações climáticas, exposições de fotografia científica, estudos sobre química e ainda estatísticas aplicadas à biodiversidade marinha.

 Vão ser, igualmente, promovidas três atividades com inscrição prévia para miúdos e graúdos: o escape room ‘Números para todos’, os workshops ‘Construir um detector de partículas” e ‘Cosmética natural’. Todos os detalhes e os formulários de inscrição estão em www.bit.ly/neibraga .

A ECUM junta-se mais uma vez ao NEI, no âmbito de um consórcio nacional que envolve instituições de ensino superior e é financiado pelas Acções Marie Curie do Programa Horizonte Europa. 

A NEI é dinamizada pela Comissão Europeia desde 2005 e decorre em simultâneo em cidades de 25 países europeus. 

Pretende aproximar o público das pesquisas científicas, promover projectos de I&D entre os países, aumentar o interesse dos jovens por carreiras científicas e mostrar o impacto do trabalho dos investigadores no nosso quotidiano.

 

FOTO: UMinho

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS