OPINIÃO

OPINIÃO -
O impacto da inteligência artificial para o marketing

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Por Manuel Sousa Pereira

A inteligência artificial (IA) carateriza-se por ser um desenvolvimento de máquinas, que através de sistemas e algoritmos, realizam tarefas, capazes de pensar, aprender e apoiar na tomada de decisões semelhantes às que são tomadas por seres humanos.

Sendo uma área da ciência da computação que utiliza técnicas como: machine leraning (máquinas aprendentes) processamento de linguagem natural (NLP) visão computacional, redes artificiais a algoritmos de otimização, sistemas virtuais, veículos autónomos, previsão de tendências de mercado, jogos, reconhecimento faciais, de voz, entre outros, com o objetivo de reconhecer padrões, identificar tendências e resolver problemas, com impacto significativo para a economia e para a sociedade.

Algumas vantagens da Inteligência Artificial (IA) para o marketing são:

Personalização através de algoritmos, analisando o comportamento do consumidor, oferecendo conteúdo, ideias ou serviços à medida de cada cliente.

Análise de uma grande quantidade de informação, identificando padrões que de forma manual, seria extremamente difícil ou impossível, sendo instrumentos relevantes para tomar decisões mais precisas e adequadas.

Automação das tarefas de marketing, como a conexão e patilha de informação, dados, conteúdos digitais, segmentação do público-alvo, contribuindo para uma economia de tempo e recursos.

Utilização de Chatbots e assistentes virtuais: na sua importância e eficiência na interação com clientes em tempo real, respondendo a perguntas, apoiando o cliente e contribuindo para a sua fidelização.

Prever tendências de mercado, permitindo um alinhamento continuado entre os desejos do consumidor e uma eficiente gestão de stocks produção de produtos e serviços.

Marketing de conteúdo e publicidade direcionada, procurando criar artigos, relatórios, vídeos, otimizar campanhas de publicidade, identificando meios mais eficientes para ser relevante para os seus públicos.

Experiência do cliente e análise de sentimentos, melhorando a jornada do cliente e o seu sentimento, relativamente à forma, experiência e relação emocional com a marca.

Como desafios atuais e futuros da (IA) temos: as questões de ética na utilização dos dados pessoais dos consumidores e clientes, colocando em causa a sua privacidade e o não cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), bem como: uma abordagem estratégica responsável para o ambiente, para a sustentabilidade, através de políticas claras e transparentes para com os cidadãos, organizações e sociedade em geral.

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