OPINIÃO

OPINIÃO -
O impacto da Inteligência artificial para o marketing

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A inteligência artificial tem um grande potencial para transformar a estratégia de marketing, analisando grandes conjuntos de dados de clientes e potenciais clientes, identificando padrões e insights que possam ajudar a compreender melhor as necessidades, desejos e preferências do público-alvo, permitindo criar conteúdos personalizados e direcionados, procurando uma melhor taxa de conversão e fidelização de clientes.

Podemos definir Inteligência artificial como uma área da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de algoritmos e sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana para serem executadas, tendo como objetivo construir máquinas capazes de aprender, raciocinar, compreender e apresentar informação e decisões que podem ser utilizadas nas decisões dos seres humanos.

Esta pode ser utilizada na autonomização de tarefas repetitivas como responder as questões de clientes, gestão e dinamização de campanhas de publicidade, permitindo reduzir custos de pessoal, economizando tempo, fator fundamental para outras atividades mais relevantes e estratégicas para uma organização.

Pode ser utilizada na ótica do comportamento do consumidor, analisando sentimentos, perceções opiniões e tendências, sobre produtos e serviços, permitindo de forma mais eficiente, responder mais rapidamente às preocupações e expectativas dos clientes, bem como, alinhar a sua estratégia de marketing às expetativas do seu público-alvo.

A inteligência artificial e o neuromarketing estão relacionados, pois a inteligência artificial pode ser usada para processar e analisar grandes quantidades de dados gerados por técnicas como, eletroencefalografia (EEG) com auxílio de outras tecnologias, como a ressonância magnética funcional (fMRI) tem o objetivo diagnosticar e observar padrões de ondas cerebrais que são insights importantes para definição de estratégias de marketing.

Aspetos como, respostas cerebrais, analise do fluxo sanguíneo e atividade elétrica, medição da emoção, atenção e outras reações sensoriais às mensagens publicitárias, são dados e informação fundamental para que as organizações podem adequar e personalizar as suas campanhas de comunicação e publicidade, capazes de corresponder a cada grupo de consumidores e aumentar a probabilidade de captação da sua atenção, desejo, aquisição e fidelização dos clientes aos seus produtos e serviços.

Essas informações podem ser usadas para criar um impacto mais eficiente ao nível da mensagem, sendo mais adequada aos grupos específicos de consumidores, autonomizando tarefas e melhorando as respostas às solicitações dos clientes, tendo por base uma maior eficiência e otimização de todo o esforço organizacional na procura contínua do seu sucesso.

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