OPINIÃO -
O que esperar de 2021?

É certo que 2020 não é um ano de boa memória para quase todos, mas permitam-me caros leitores recuarmos um ano para recordar o que ninguém imaginava vivenciar, pois, a COVID-19 ainda estava longe.

Facilmente nos virá então à cabeça a questão “Já passamos por isto tudo?”. Passamos sim! Um ano em que mudaram as relações humanas, nomeadamente as relações familiares e de amizade. Consequentemente mudou também o nosso quotidiano profissional e cultural, testando ao limite a humanidade e a resiliência de todos nós.

Felizmente, como se diz, na sabedoria popular “águas passadas não movem moinhos”. Hoje podemos viver o presente e olhar o futuro, com esperança, A vacinação é o espelho dessa esperança e tenhamos fé na melhoria.

PUBLICIDADE

Destaco então, os que se adivinham à data, como os cinco momentos de 2021, entre muitos outros:

1- Eleições Presidenciais

A 24 de Janeiro teremos eleições presidenciais portuguesas, para escolha do Presidente da Républica de Portugal, nos próximos cinco anos. Sete candidatos e o apelo à participação responsável no ato, estando em causa a eleição da figura máxima da nossa Democracia.

2- Campeonato Europeu de Futebol

Em junho deste ano, a Federação Portuguesa de Futebol defenderá o título de campeã da Europa, conquistado em 2016. Moldes organizativos: 12 cidades, 12 países, de 11 de Junho a 11 de Julho.  

3- Jogos Olímpicos 

A realização do maior baluarte do desporto mundial, está previsto para o período de 23 de julho a 8 de Agosto. Um dos mais caros da história, orçamentado em 13 mil milhões de euros e realizado na capital japonesa, Tóquio. 

4- Eleições Autárquicas

As eleições autárquicas portuguesas, a acontecer em setembro/outubro, colocam em disputa 308 lugares de Presidentes de Câmara e 3091 lugares de Assembleias de Freguesia, entre outros. Apela-se, mais uma vez, ao exercício do voto responsável, essencial para a eleição dos Órgãos do Poder Local da nossa Democracia.

5- O regresso da “rotina de normalidade”

 A recuperação de alguma da normalidade a que nos habituamos antes da Pandemia, permitirá reaver o relacionamento humano mais próximo. Se 2021 não nos quiser trocar as voltas como fez 2020, estão reunidas as condições para um ano de grandes realizações e conquistas.

Aproveito para desejar um excelente ano de 2021 a todos os leitores com segurança, saúde e com tudo o que a vida tem de bom para oferecer.