TERRAS DE BOURO -
Oficinas de Trabalhos de Verão 2020 realizadas no âmbito do Projecto PNPG GO com encerramento previsto para Dezembro

Em Março de 2020, quando o país se viu forçado a encerrar as escolas devido à pandemia provocada pela COVID-19, o Projecto Educativo PNPG GO teve também ele de ser suspenso até ser possível regressar à normalidade. Neste sentido, o desenvolvimento das acções do projecto foram retomadas no dia 26 de Junho, com o início das Oficinas de Trabalhos de Verão que decorreram na Vila de Terras de Bouro, na Vila do Gerês e em Rio Caldo e que acolheram várias dezenas de crianças de todo o Concelho, com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos de idade. O encerramento do Projecto está previsto para Dezembro e por isso serão desenvolvidos pelo Município todos os «esforços para cumprir os indicadores e objectivos propostos».

Apesar dos constrangimentos motivados pela situação pandémica que se atravessa, foram inúmeras as actividades desenvolvidas com as crianças, tais como, idas à piscina semanalmente, idas ao rio, passeios de barco na Albufeira da Caniçada, trilhos pedestres, caminhadas e picnics na floresta de Santa Isabel do Monte, visitas ao Núcleo Museológico e à Porta do PNPG, no Campo do Gerês, visita à exposição de trabalhos realizados pelas crianças na Basílica de São Bento da Porta Aberta.

Para além dos passeios e visitas, foram também realizados ateliers de artes e expressão plásticas, trabalhos de reciclagem, ateliers de música/dança/ginástica, ateliers de teatro, ateliers de culinária, ciência divertida, ciências experimentais, hora e ateliers do conto, sessões de cinema, jogos lúdicos, desportivos, dramáticos de estratégia e tradicionais, ações e campanhas de sensibilização ambiental. 

PUBLICIDADE

As Oficinas de Trabalhos proporcionaram ainda algumas actividades às crianças promovidas por entidades/projectos parceiros(as) como a CPCJ, o Projeto CLDS 4-Geira e o Projeto Ter+Sucesso. 

Este ano não foi possível fazer a habitual festa de encerramento das atividades onde se juntavam todos os grupos de crianças que participaram nas actividades de modo a evitar grandes aglomerados de pessoas, porém, a Vereadora da Educação, Ana Araújo, deslocou-se aos três polos onde funcionaram as Oficinas de Trabalhos, tendo aproveitado para agradecer às diversas entidades parceiras neste projeto pela colaboração prestada, assim como o trabalho desenvolvido pelos diversos trabalhadores deste Município que foram fundamentais para o sucesso de mais uma edição das Oficinas de Trabalhos. A vereadora frisou, ainda, que a Câmara Municipal continuará empenhada em promover no futuro a dinamização de outras Oficinas de Trabalhos.

Quanto ao Projecto PNPG GO, o mesmo irá «prosseguir, dentro dos possíveis, com a dinamização das actividades que estavam previstas e que agora têm de ser completamente repensadas e reprogramadas para cumprir com as orientações emanadas da DGS e que o cumprimento das regras de distanciamento social impõem», pode ler-se em nota enviada. 

O Projecto PNPG GO é financiado pelo POSEUR e promovido pelo Município de Terras de Bouro e foi concebido para sensibilizar a comunidade jovem e escolar para as questões da preservação e conservação do ambiente, com especial enfoque no PNPG.

btr

btrhdr