PAÍS

PAÍS -
“Olá Mãe” e “Olá Pai”: a nova burla no WhatsApp

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) emitiram alertas acerca de uma tentativa de fraude através da aplicação ‘WhatsApp’.

Neste esquema, os burlões fingem ser os filhos dos visados e depois solicitam uma transferência monetária através do ‘MBWay’. “Olá Mãe. Perdi o telefone e estou a usar temporariamente este número” e “Olá Pai. Este é o meu novo número. O outro fica só para o trabalho, ok?”: estas são duas das mensagens usadas para iniciar o contacto com as vítimas.

Caso os destinatários assinalem a recepção da mensagem, pouco depois é enviada nova missiva.

“Preciso de fazer um pagamento importante, mas como perdi o telemóvel não consigo. Podes fazer por mim e eu depois dou-te o dinheiro? Transfere 500 euros para o 91…”, é outra das mensagens enviadas.

Por sua vez, uma aponta dificuldades informáticas: “Não consigo entrar no MBWay com este telemóvel. Podes fazer uma transferência por mim?”.

Se os visados aceitarem, vão ficar sem o dinheiros pois esta é a mais recente tentativa de fraude através do WhatsApp a correr em Portugal.

Tanto a GNR como a PSP já vieram alertar para o fenómeno e aconselharam os cidadãos a confirmar sempre a veracidade do contacto – por exemplo, telefonando para o número indicado – antes de realizar qualquer operação bancária.

As autoridades solicitam ainda a todos que “caso sejam alvo deste tipo de burla, DENUNCIEM, mesmo que se trate de uma tentativa”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS