BRAGA

BRAGA -
Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga pode evitar emissão de mais de 600 toneladas de carbono anuais

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga (PMEB) poderá evitar a emissão de mais de 600 toneladas de carbono por ano, com a aquisição de veículos eléctricos, anunciou esta quinta-feira a autarquia.

Em comunicado, o Município de Braga refere que o compromisso de compra de veículos eléctricos foi já assumido por 24 das 45 entidades signatárias do pacto.

“Até ao momento, o PMEB impulsionou a circulação na cidade de mais 34 veículos elétricos e 30 veículos híbridos ‘plug-in’ e a instalação de 40 tomadas elétricas para abastecimento de viaturas”, acrescenta.

Foram ainda criados mais 40 lugares de estacionamento para bicicletas, incentivando o uso do transporte próprio para deslocações casa-trabalho-casa, e 123 espaços físicos que permitem a realização de reuniões remotas, facilitando o regime híbrido de trabalho.

“Só em 2022, somaram-se 50 mil reuniões nesses espaços, possibilitando uma redução das deslocações de 10.500 colaboradores, o que, para além da diminuição do tráfego e da poluição atmosférica, permitiu uma poupança de tempo e o aumento da qualidade de vida dos referidos colaboradores”, refere ainda o comunicado.

Os números foram avançados esta quinta-feira no encontro “Empresas mais sustentáveis – Soluções de Mobilidade”, que decorreu na Praça Municipal, enquadrado na Semana Europeia da Mobilidade

“As entidades signatárias do PMEB, que se comprometeram com ações de mobilidade sustentável e inclusiva e que operam nos mais diversos setores de atividade, são um elemento fundamental para transformar Braga num lugar melhor para viver e trabalhar. A descarbonização é hoje um objetivo concertado de várias entidades e empresas”, afirmou a vereadora Olga Pereira.

O pacto foi assinado há cerca de um ano e meio, contando já com 45 empresas e instituições signatárias de mais de 250 compromissos estabelecidos no documento. Em 2022, o PMEB venceu o Prémio Nacional da Sustentabilidade, na categoria Mobilidade Sustentável.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS