AMARES – PAN contra possível criação de zoo em Amares

AMARES –
PAN contra possível criação de zoo em Amares

A Comissão Política do PAN Braga manifestou, esta sexta-feira, a sua discordância quanto à possível criação de um jardim zoológico em Dornelas, no concelho de Amares, no âmbito da construção de um Eco-Canil por parte da Câmara Municipal.

Em comunicado, a estrutura distrital do PAN refere que já pediu esclarecimentos à autarquia depois de ter recebido «bastantes mensagens de desagrado» sobre a eventual construção de um zoo naquele local.

PUBLICIDADE

«O PAN Braga lamenta profundamente que a Câmara Municipal de Amares tenha optado pela parte lucrativa em detrimento da conservação e sensibilização», afirma.

Segundo o partido, «devido à sua localização e proximidade com o Parque Nacional Peneda-Gerês, a existência de um centro de conservação, recuperação e observação das espécies em habitat natural e sem a componente lúdica, assim como de sensibilização para a protecção das mesmas e dos seus habitats naturais, teria sido uma escolha muito mais consciente, ética e ao encontro do respeito pelos comportamentos naturais e biodiversidade no seu todo».

«Apesar de parte da sociedade reconhecer que os animais não humanos devem ter direito à vida, integridade física e emocional, continua a predominar uma visão marcadamente antropocêntrica em que os mesmos continuam a ser encarados maioritariamente como recursos, rendimento ou entretenimento e onde a actividade humana tem consequências extremamente relevantes na existência das outras espécies», acrescenta.

Para o PAN, esta trata-se de uma «má gestão do dinheiro público, aplicado em manter animais enjaulados ou privados do seu habitat natural». «Deixamos o apelo, junto das entidades competentes, à revogação da decisão e a uma nova discussão sobre o tema», conclui.