REGIÃO

REGIÃO -
PAN questiona Câmara de Esposende acerca das «centenas» de poços a céu aberto na região

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Partido Pessoas, Animais e Naturezas (PAN) denunciou esta semana a manutenção de centenas de poços a céu aberto no concelho de Esposende, sendo que esta denúncia surge após uma visita do partido à freguesia de Belinho, junto com moradores e produtores agrícolas.

Segundo Rafael Pinto, porta voz da distrital do PAN, o partido questionou, no início do ano, «a autarquia sobre os planos para tapar estes poços, bem como o Ministério da Administração Interna». O porta voz realça que os moradores afirmam que «existem centenas por todo o concelho que precisam de uma intervenção urgente».

Dessa forma, o PAN questionou a autarquia sobre o número total de poços identificados, número de autos levantados, quantas intervenções decorreram durante este ano, e como prevê o executivo proceder para os casos onde não é possível identificar os proprietários.

PUBLICIDADE

Rafael Pinto recordou que «já faleceram duas pessoas nestes poços» e que se estão a «perder vidas com um problema que já deveria estar resolvido». O porta voz do partido acrescentou ainda que já foi encontrado um «cadáver de um cão no poço», sendo apresentou também as queixas dos moradores acerca do «abandono animal como prática generalizada neste local».

Segundo o PAN, «a prática da caça é também contestada pelos produtores agrícolas que se viram obrigados a vedar as suas propriedades aquando da introdução artificial do coelho», enaltecendo ainda que estes moradores «não se sentem seguros nos seus campos nos dias de caça», recordando relatos de agricultores que quase foram atingidos. 

Assim, o partido questionou também a autarquia sobre a avaliação dos riscos para humanos e animais aquando do processo de extensão da zona de caça, bem como sobre as medidas previstas para apoiar os agricultores na proteção das suas colheitas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS