AMARES –

AMARES – -
“Papas de Sarrabulho” levam tradições da gastronomia amarense aos mais novos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Preservar as tradições e tomar contacto com o prato típico da gastronomia amarense é o objectivo de uma acção promovida, pelo segundo ano consecutivo, pelo Município de Amares, no âmbito do Festival de Papas de Sarrabulho, junto dos alunos das escolas do concelho.

No total, mais de 1000 refeições, entre prato completo e prova de degustação foram servidas em dois dias.

O Município de Amares lançou o desafio às escolas do concelho do 1º ano ao 12º ano para que fosse incluída num almoço escolar a degustação desta iguaria tradicional.

«Esta foi uma iniciativa que implementámos o ano passado pela primeira e que correu muito bem, dada a agradável reação dos alunos. Nesse sentido, e sendo as Papas de Sarrabulho um prato tão peculiar e típico no concelho de Amares, que queremos que passe de geração em geração, é uma ação que voltamos a levar a cabo junto dos mais novos para que aqueles que nunca provaram possam fazê-lo e para que aqueles que já conhecem este sabor único que as carateriza mantenham o gosto por esta iguaria», refere, em comunicado, o presidente do Município de Amares, Manuel Moreira.

O processo, desde a confecção até à mesa, foi todo acompanhado pela engenheira alimentar Susete Coelho e pela nutricionista do Município de Amares, Marina Rodrigues.

‘Para além da resposta às necessidades energéticas e nutricionais as refeições escolares devem responder a outros objetivos nomeadamente pedagógicos, sociais, de saúde, ambientais e culturais, preservando as tradições e sabores ancestrais transmitidos de geração em geração», referiu Marina Rodrigues.

«Os ingredientes e porções das Papas de Sarrabulho servidas nestas acções aos alunos foram adaptados de acordo com as necessidades de cada faixa etária», sublinhou.

Às crianças do 1º ciclo foram servidas 480 doses para prova de degustação e como prato principal, servidas 220 doses na EB2 e 3 de Amares e 300 doses na Escola Secundária de Amares. Quanto ao pré-escolar não foi abrangido pois os produtos de salsicharia não são permitirmos pela Direcção Geral da Educação para esta faixa etária.

O Festival das Papas de Sarrabulho, que abraça já a sua 18 ª edição, decorre entre os dias 22 e 25 de Fevereiro no recinto do mercado municipal.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS