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Parque de Campismo de Braga ultrapassa números anteriores à pandemia e fecha ano com balanço positivo

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O Parque de Campismo e Caravanismo de Braga retomou no ano de 2022 o percurso de crescimento que vinha a trilhar nos anos anteriores à pandemia, quer no número de hóspedes, no total de dormidas, bem como na receita alcançada, anunciou esta quinta-feira a Câmara Municipal.

Quando comparado com 2019, o equipamento registou no ano passado um aumento de 11% no número de hóspedes e de 20% nas dormidas. Este crescimento reflecte-se nas receitas geradas que, em 2022, se fixaram num total de 145 893 euro. A receita traduz um aumento de 31% face a período homólogo de 2019 (pré-pandemia) e de 165% face a 20217.

“Para estes resultados, muito tem contribuído o investimento que o município tem realizado neste equipamento municipal, com destaque para a obra da infra-estrutura de apoio ao Parque das Camélias. Foi também realizada uma intervenção no edificado da recepção e bloco sanitário 1, colocação de cobertura vegetal, por forma a mitigar as variações térmicas do edifício”, afirma a autarquia em comunicado.

Outra razão, acrescenta o comunicado, está a integração do Parque no Registo Nacional dos Empreendimentos Turísticos (RNET) e o Registo Nacional de Turismo (RNT), junto do Turismo de Portugal.

“Este facto vai permitir concorrer a vários programas e certificações de qualidade e sustentabilidade ambiental, entre outros na área do turismo”, adianta, referindo que “ao longo do ano passado, foi também actualizado o plano de segurança do equipamento, trabalho muito importante e que está a ser implementado e posto em prática”.

De acordo com os números da autarquia, em 2022 o Parque recebeu a visita de 9.884 hóspedes, que totalizaram 21.320 dormidas. A média de estadia anual é de 2,16 por noite.

Em relação a igual período de 2021, verificou-se um aumento de 168%. Em comparação com período homólogo de 2019, o crescimento é de 20%.

O comunicado salienta que em todos os trimestres, em relação a período homólogo de 2019, (pré-pandemia), o Camping cresceu, com especial enfoque o 1.º e 4.º trimestres, que coincidem com a época baixa, onde se verificou um crescimento de 14% no 1.º trimestre e 83% no 4.º trimestre.

Os visitantes portugueses representam 18,10% (1.788), e os estrangeiros 81,90% (8096). A par de Portugal, França, Espanha, Alemanha e Países Baixos são as nacionalidades mais representadas.

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