AMBIENTE

AMBIENTE -
PEV Braga assinala Dia Mundial da Abelha com alerta para declínio dos polinizadores 

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) distribui esta sexta-feira, Dia Mundial da Abelha e antevéspera do Dia Internacional da Biodiversidade, sementes de plantas melíferas junto à Estação Ferroviária de Braga, uma iniciativa que pretende alertar para o declínio dos polinizadores.

Recordando que os polinizadores, nomeadamente a abelha, estão sob a ameaça da aplicação de herbicidas, da proliferação da vespa asiática, da desmatação e monoculturas de espécies agrícolas e florestais, o PEV afirma esta, quinta-feira, Miguel Martins em comunicado às redacções, que a iniciativa insere-se na campanha nacional S.O.S Natureza que o partido está a levar a cabo e que percorre o país até ao final de 2022, ano em que Os Verdes celebram 40 anos de acção ecologista. 

“A campanha incide sobre várias temáticas em defesa da biodiversidade e dos ecossistemas, contando com um alargado conjunto de acções em diversas vertentes, com vista a multiplicar o esclarecimento e a mobilizar a sociedade para a acção na defesa da Natureza”, explica o responsável bracarense do PEV.

PUBLICIDADE

Miguel Martins recorda que foi o PEV o primeiro partido a apresentar na Assembleia da República um projecto de resolução que recomendava ao Governo medidas para a preservação e conservação dos polinizadores e dos seus habitats em território nacional, “dada a urgência de definir uma estratégia concertada a nível nacional”.

O Dia Mundial da Abelha celebra-se todos os anos a 20 de Maio. Este dia homenageia o aniversário de Anton Janša, pioneiro nas modernas técnicas de apicultura do século XVIII.

Esta data comemora a importância dos seres polinizadores e procura sensibilizar-nos para as ameaças que as abelhas enfrentam. 

Os polinizadores têm um papel crucial na manutenção dos ecossistemas terrestres e na produção agrícola, e consequentemente para a conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

A ONU estima que as várias espécies de abelhas enfrentam, actualmente, um risco 100 a 1.000 vezes superior de extinção devido ao impacto humano na natureza.

Na Europa, uma em cada dez espécies de abelhas e de borboletas está em vias de extinção e um terço está em declínio.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS