BRAGA -
Polícia Municipal de Braga alarga horário nocturno com mais 15 agentes a partir desta segunda-feira

O terceiro turno da Polícia Municipal (PM) de Braga entra em funcionamento na próxima segunda-feira, 1 de Junho. A incorporação plena de 15 novos elementos que, nos últimos meses realizaram o seu estágio, permite o alargamento do horário de funcionamento da PM ao período nocturno e aos fins-de-semana, actuando das 07h00 às 03h00.

Para o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, a incorporação dos novos elementos constitui um momento importante para a valorização pública da PM, que passa a contar com um efectivo de 48 agentes. 

Durante anos houve muitas críticas e reservas por parte dos cidadãos em relação à actuação da PM e dos seus agentes. Hoje, essa realidade está completamente ultrapassada”, assegurou Ricardo Rio, durante a cerimónia que assinalou a integração dos novos elementos.

PUBLICIDADE

Recorde-se que na ocasião, o autarca anunciou ainda que o município retoma o processo de promoção profissional dos agentes já durante o próximo ano. 

“Em 18 anos só houve uma promoção nas carreiras e julgamos que isso é fundamental para poder incentivar o desempenho dos agentes”, explicou Ricardo Rio, que se fez acompanhar pela vereadora Olga Pereira, que tutela a PM.

Também a partir do próximo ano, no âmbito do processo de descentralização de competências, o município assume novas responsabilidades na área da gestão do trânsito o que, segundo Ricardo Rio, irá exigir a actuação da PM em articulação com as demais forças de segurança. 

“Todas estas mudanças visam contribuir para a valorização da PM e para servir melhor os cidadãos. Estamos muito satisfeitos e confiamos no vosso desempenho”, declarou o autarca.

A par da incorporação dos 15 novos agentes e da entrada em funcionamento do terceiro turno, o ano de 2020 fica marcado pelo início de funções do novo comandante da PM, Leandro Barbosa Ferreira, que trouxe maior coerência à actuação da PM e uma maior energia”.