EDUCAÇÃO -
Politécnico de Viana do Castelo abrangido pelas bolsas do Programa +Superior e com gabinete de apoio ao ensino superior  

O prazo para solicitação desta bolsa de mobilidade no âmbito do Programa +Superior, para o ano lectivo de 2020-2021, no valor de 1.700 euros, a atribuir anualmente, abre a 7 de Agosto, informa o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), uma das instituições abrangidas pelo programa.

O prazo tem início em simultâneo com a candidatura à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso 2020, a 7 de Agosto, e decorrerá até ao dia 15 de Novembro de 2020.

PUBLICIDADE

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Programa +Superior tem 2.230 novas bolsas disponíveis para estudantes no próximo ano lectivo, correspondendo a um aumento de 18% em relação ao presente ano lectivo. Deste total, 800 bolsas são disponibilizadas para a região do Norte, mais 200 do que no ano anterior.

Os pagamentos das bolsas de mobilidade são efectuados nas datas que constam de despacho do director-geral do Ensino Superior, aprovado para cada ano lectivo.

Nas regiões elegíveis – Norte, Centro e Alentejo – estas bolsas são co-financiadas pelo FSE – Fundo Social Europeu, no âmbito das respectivas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

As bolsas de mobilidade abrangem os estudantes de cursos de formação inicial (CTeSP, licenciaturas e ciclos de estudos integrados de mestrado), sendo atribuídas a estudantes oriundos de famílias economicamente carenciadas, de acordo com os requisitos definidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Entretanto, o IPVC, informa que tem disponível um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES).

O GAES | IPVC, integra a rede de Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior coordenados pela Direcção Geral do Ensino Superior (DGES), assegurando o apoio a candidaturas a todo o sistema de Ensino Superior português – Concurso Nacional de Acesso, Regimes e contingentes Especiais.

O GAES encontra-se disponível para todos os candidatos residentes no distrito de Viana do Castelo, e está localizado na Biblioteca Barbosa Romero da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, situada na Avenida do Atlântico.

O gabinete funciona apenas no período efectivo de candidaturas ao Ensino Superior (1.ª, 2.ª e 3.ª fases), com atendimento não presencial – contacto por e-mail, correspondência e telefone, das 09h30-12h30 e das 14h00 às 16h30. Atendimento presencial só para casos excepcionais e mediante agendamento prévio.

Estará ainda disponível, uma linha telefónica directa, igualmente para apoio e esclarecimentos aos candidatos ao longo do concurso: Telefones: 258 819 797 (directo) 258 819 700 (geral); WhatsApp – +351 969 366 400.