REGIÃO

REGIÃO -
Politécnico de Viana do Castelo representado na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Uma equipa multidisciplinar, composta por cinco alunos e uma professora, vai representar o Instituo Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) no Fórum da Juventude e da Inovação, que surge integrado na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas e que se realiza em Lisboa, entre 27 de Junho e 1 de Julho.

Nesse evento, o presidente do Instituto, Carlos Rodrigues, vai também marcar presença, sendo que o tema da Conferência é “Reforçar a Acção dos Oceanos com Base na Ciência e na Inovação para a Implementação do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Avaliação, Parcerias e Soluções”.

A Conferência vai incluir oito diálogos temáticos, que abrangem a poluição marinha, a acidificação, a desoxigenação e aquecimento, a pesca sustentável e a economia azul, o conhecimento científico e a tecnologia marinha.

Estes diálogos pretendem «despoletar oportunidades e desafios», ao mesmo tempo que «visam estimular os compromissos e a acção para os oceanos».

O evento é coorganizado pelos Governos de Portugal e do Quénia e vai contar com a presença do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, junto de membros do Governo de vários países.

FÓRUM DA JUVENTUDE E DA INOVAÇÃO ARRANCA JÁ ESTA SEXTA-FEIRA

Esta sexta-feira, em Carcavelos, arranca o Fórum da Juventude e da Inovação, num evento que vai juntar, até ao próximo domingo, cerca de 150 jovens de 30 nacionalidades.

O IPVC estará representado neste colóquio com uma equipa formada por cinco estudantes provenientes da Escola Superior Agrária (Paulo Alves), da Escola Superior de Ciências Empresariais (Luciana Silva, Julia Kilic e Margarida Araújo) e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Francisco Araújo).

Os alunos estão acompanhados pela professora Sónia Carvalho, que refere que o debate e a partilha de ideias vão culminar numa apresentação no dia final do evento.

«Ao longo destes dias serão desenvolvidos seminários, workshops, painéis de discussão e mentoria, que contribuirão para o desenvolvimento de ideias inovadoras, sendo estas apresentadas no último dia do evento sob a forma de Pitch», explica a professora.

Sónia Carvalho acredita que os jovens vão deixar este fórum «com o conhecimento, as ferramentas e a inspiração de que precisam para avançar na luta para proteger o oceano».

IPVC VAI DAR A CONHECER A “BLUE DESIGN ALLIANCE”

O Politécnico de Viana do Castelo vai aproveitar a presença na Conferência para apresentar a Blue Design Alliance (BDA), um consórcio entre instituições do ensino superior que tem como missão contribuir para a valorização da água, recursos oceânicos e fluviais e sustentabilidade social e ambiental através do design.

Este projecto centra-se na produção de conhecimento, investigação e formação de competências ligadas à economia azul e tem como propósito «acelerar a requalificação do território, tornando-o mais resiliente através da criação de novos empregos e profissões azuis».

A “Blue Design Alliance” oferece quatro tipos de formação: Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), leccionados na ESAD, um Curso de Pós-Graduação com nove especializações que se expande pelas quatro instituições parceiras, e ainda Cursos de Verão gratuitos e Cursos de Curta Duração.

Todas as formações são orientadas para a prática e permitem seguir uma carreira profissional, onde a temática da água estará sempre presente, assim como o cuidado pelos ecossistemas dos rios, mares e oceanos.

Com uma atenção dedicada à faixa oceânica e à dimensão fluvial da região Norte, a BDA responde ao desafio apresentado pela “United Nations Agenda 2030” para o desenvolvimento sustentável da água, para que a próxima década compreenda a utilização eficiente da água dos mares, dos rios e dos sistemas lacustres.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS