REGIÃO -
Ponte de Lima prepara eventos equestres para 2021

Apesar da actividade equestre de larga escala estar suspensa na Vila, por consequência da Covid-19, a mesma não cessou, com o Município a trabalhar na reprogramação da actividade que estava prevista e com os agentes locais em processo de readaptação a uma nova realidade. Contextualizando e adaptando as medidas às especificidades de cada evento, o Município de Ponte de Lima apresenta um calendário de cinco eventos, divididos entre os meses de Maio, Junho, Julho e Agosto de 2021.

MAIO – (CSI) Concurso de Saltos Internacional de Ponte de Lima

O CSI – Concurso de Saltos Internacional de Ponte de Lima é considerado um dos melhores eventos equestres internacionais em “outdoor” na disciplina de Saltos de Obstáculos. A qualidade superior das infraestruturas e a consistência da prova de alta competição, atraem largos números de cavalos e cavaleiros nacionais e internacionais, a este evento que prestigia a região e a alta competição.

PUBLICIDADE

JUNHO – Concurso de Ensino

Este concurso promove a disciplina de Ensino a nível regional, nos Centros Hípicos, escolas ou outros centros de formação de cada Região. Com um número de participantes em crescendo, este evento contribui, numa óptica de maior proximidade, para a dinamização e promoção do desporto equestre.

JULHO – Feira do Cavalo de Ponte de Lima

A marca “Ponte de Lima Destino Equestre Internacional” tem como base a Feira do Cavalo, um evento premiado pelo Turismo de Portugal, que muito tem contribuído para a dinamização da Vila e da região do Alto Minho. Este evento âncora, actua como excelente via de promoção do turismo e dos produtos limianos no estrangeiro, fazendo rumar a Ponte de Lima importantes ganadarias e criadores.

AGOSTO – Jogos Equestres

Realizados pela primeira vez em 2017, e anualmente desde então, os Jogos Equestres juntam diferentes disciplinas num mesmo espaço, com infra-estruturas especificamente para o propósito, a Expolima. A cada disciplina correspondem um conjunto de provas, a decorrer por vezes em paralelo, sendo que os seus resultados pontuam para várias competições externas à decorrente.

Concurso Nacional de Saltos

O Concurso Nacional de Saltos é um evento “outdoor” que motiva de uma série de dinâmicas que se alargam do campo desportivo, ao cultural, e deste último, ao económico, dinamizando a região no contexto nacional. A seu tempo, as datas destes eventos que procuram garantir a defesa e a prossecução dos interesses do setor, alavancando os recursos que a região dispõe, serão divulgados, e os mesmos realizados, de acordo com as indicações emanadas pelas autoridades de saúde

Em comunicado, o Município adianta ainda que «através da dinâmica equestre, procura-se contribuir para a estabilização económica e social da região, com um sentido de compromisso e responsabilidade para com os actores de um setor a valorizar».