BRAGA - Pousada “exemplar” de Juventude de Braga (re)abre portas esta sexta-feira

BRAGA -
Pousada “exemplar” de Juventude de Braga (re)abre portas esta sexta-feira

A Pousada da Juventude, agora rebaptizada Centro de Juventude de Braga, já está pronta. E já esta sexta-feira recebe os primeiros utentes: 80 participantes de vários pontos do país numa iniciativa da Erasmus Student Network. A inauguração oficial está marcada para Dezembro.

Um “extraordinário exemplo de requalificação”, foi assim que Ricardo Rio considerou o projecto que transformou a velha Pousada, que, agora requalificada, recebeu novas valências, com uma “forte aposta” na sofisticação tecnológica e pronto a receber não só jovens, mas utentes de todas as idades. “Um modelo a seguir”, diz o presidente da Câmara de Braga, pelas restantes Pousadas da Juventude nacionais.

“Mais do que uma simples Pousada da Juventude, temos aqui um verdadeiro Centro da Juventude. Acredito que muito rapidamente este espaço vai ser considerado um modelo a seguir por outras Pousadas”, sublinhou Ricardo Rio, que esta quinta-feira visitou as instalações.

PUBLICIDADE

“Trata-se de um projecto verdadeiramente extraordinário de requalificação da antiga Pousada da Juventude e hoje temos aqui um equipamento que, com toda a certeza, será considerada a melhor Pousada da Juventude do país”, considerou Rio, lembrando que “esta era uma ambição de há muitos anos de Braga e de toda a região”.

Com 26 quartos disponíveis que se adaptam às várias tipologias, o Centro de Juventude de Braga tem capacidade para mais de 100 utilizadores e permite “responder às exigências actuais”.

“O Centro aposta nas novas funcionalidades tecnológicas que permitem criar roteiros e exportá-los directamente para os telemóveis, para que depois os visitantes possam seguir esses percursos e explorar a cidade de Braga”, explicou Ricardo Rio.

O Centro de Juventude abarca uma série de valências que se complementam e que possibilitam a realização de actividades muito diversificadas para os utilizadores, que vão desde salas de formação, auditório até à componente residencial que serve um público muito diferenciado.

“Apesar da designação mais direccionada para a juventude, este Centro está aberto a todo o tipo de público, uma vez que qualquer cidadão pode utilizar os serviços deste espaço. Desde professores da Universidade, investigadores, casais com filhos ou qualquer pessoa que visite a cidade, tem aqui um excelente espaço uma vez que os quartos são perfeitamente ajustados às necessidades e tipologias de qualquer público”, concluiu o autarca.

ESPAÇO RENTÁVEL

A exploração e dinamização do equipamento é da responsabilidade da InvestBraga, empresa municipal vocacionada para a dinamização económica. Carlos Silva, administrador da InvestBraga, afirmou que este é “um espaço dinâmico, vocacionado para todo o tipo de público e, acima de tudo, rentável”.

“Todo o mobiliário foi desenhado especificamente para este Centro, de forma a rentabilizar ao máximo todo o espaço existente. Além de querermos que este Centro seja uma Pousada de referência em Portugal, queremos disponibilizar uma oferta diferenciadora que nos permita tirar rentabilidade para continuar a investir no equipamento”, referiu Carlos Silva, destacando a “capacidade de disponibilizar quartos duplos, triplos, quádruplos e com cama extra para responder à procura de todos os públicos”.

O Centro de Juventude de Braga, resulta da requalificação do edifício da Pousada de Juventude. As reservas para utilização do espaço, situado na Rua de Santa Margarida, podem ser efectuadas através do email [email protected].