REGIÃO - Póvoa de Lanhoso exalta a Maria da Fonte com feira tradicional

REGIÃO -
Póvoa de Lanhoso exalta a Maria da Fonte com feira tradicional

A vila da Póvoa de Lanhoso regressa ao passado, a 22 e 23 de setembro com a III Feira Tradicional Maria da Fonte.  A iniciativa, que integra a programação do Dia do Concelho (dia 25)tem entrada é livre.

O Município adiantou que, a homenagem à Maria da Fonte (23 de setembro, domingo, 18h30) e uma desfolhada comunitária (22 de setembro, sábado, 21h00) são dois dos momentos relevantes. Esta desfolhada, para além do encontro entre gerações e da tradição da apanha do milho, oferece cantares tradicionais, vinho verde regional, sardinha frita com broa e fruta da época.

A Feira fica, ainda, marcada pelas recriações do Casamento da Maria da Fonte e das Lavadeiras do Minho assim como por alguns apontamentos de teatro.

PUBLICIDADE

Haverá ainda animação de rua com jogos tradicionais, cantares ao desafio e bombos também fazem parte do programa. Não vão faltar as típicas tabernas para saborear a gastronomia e as iguarias típicas da região e a doçaria conventual.

EXALTAR A MARIA DA FONTE

A feira é um evento histórico-cultural que promove a Póvoa de Lanhoso e exalta o nome da mulher que tanto orgulha e dignifica os povoenses a nível nacional. Recriar a época da Maria da Fonte – sublinha a Autarquia – é recriar as tradições das suas gentes, usos, costumes, artes e ofícios num momento de partilha e de comunhão com a história e com as raízes locais.