REGIÃO - “Póvoa de Natal 2018” arranca este sábado

REGIÃO -
“Póvoa de Natal 2018” arranca este sábado

Arranca, este sábado, 8 de dezembro, a iniciativa “Póvoa de Natal 2018”, que promete trazer animação e movimento ao concelho da Póvoa de Lanhoso. A inauguração da Iluminação de Natal, que decorre junto ao edifício dos Paços do Concelho, a partir das 18h00, é acompanhada pela Chama de Natal, assim como um concerto pelo Coro da Santa Casa da Misericórdia local.

A Chama de Natal é uma vela gigante, que representa a Paz no Mundo e que vai poder ser partilhada pelos/as munícipes e/ou instituições, que pretendam associar-se a este momento. Basta, para o efeito, trazerem uma vela para acender e assim continuar a partilhar o símbolo da Paz.

Já o concerto do Coro da Santa Casa da Misericórdia conta com a participação especial do coro do CiRAC, sendo estes acompanhados pela orquestra da Academia de Música de Vilar de Paraíso. O domingo, 9 de dezembro, será um dia marcado por atividades quer no centro da vila quer na freguesia de Garfe.

PUBLICIDADE

Assim, numa tenda já instalada na renovada Praça Eng.º Armando Rodrigues (para a proteger de intempéries), o Mercado da Terra de Natal decorre entre as 10h00 e as 18h00, apresentando produtos próprios desta época do ano. Pelas 11h00, começa um dos momentos mais importantes do evento: a decoração de um Pinheiro de Natal Comunitário, que convida à participação de todos, em termos individuais ou coletivos, através da colocação de enfeites. Durante a tarde, a grande surpresa, sobretudo para as crianças, é a possibilidade de darem um abraço ao Pai Natal e de lhe fazerem os seus pedidos. Pela vila, há animação de rua, com muita música e animação, sendo de destacar a colaboração de entidades locais.

Ainda no domingo acontece a abertura oficial de “Garfe, Aldeia dos Presépios”. Este ano, pela primeira vez, são 20 os presépios elaborados pelos/as habitantes daquela freguesia Povoense. O programa para este dia prevê, para as 14h30, a saída das fanfarras de Garfe e Arosa; para as 15h00, a Abertura Oficial; para as 15h15, a apresentação de “O Natal da Toupeira Carlota” pelos Serviços Educativos da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e, para as 16h00, a celebração de uma Eucaristia, na Igreja Paroquial. Para as 17h00, está marcada a abertura da Exposição da Coleção Privada de Presépios do Pe. Luís Peixoto, Junto ao presépio de Salgueiros, com mais de 2130 exemplares.

Nos dias 6 e 7 de dezembro, a programação arranca com a apresentação do Musical “O Corcunda de Notre Dame” para público escolar e utentes de IPSS’s e Centros de Convívio, no auditório Prozis, em Fontarcada.