REGIÃO -
Praia de Apúlia conquista Prémio Cinco Estrelas Regiões

A praia de Apúlia foi distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria de Praias, após a votação nacional que registou a participação de mais de 300 mil pessoas.

Este é o corolário da feliz combinação das caraterísticas naturais únicas que a praia de Apúlia reúne, com o investimento sustentado e contínuo que o município de Esposende tem direcionado para aquela zona balnear”, congratula-se a autarquia em comunicado.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões distingue o que de melhor existe em cada uma das regiões do país, em áreas distintas como recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outras referências regionais e nacional.

PUBLICIDADE

Pelas suas excepcionais caraterísticas, a Praia de Apúlia atrai inúmeros veraneantes, contudo, a elevada densidade populacional verificada no período balnear, não contribui para a degradação da qualidade ambiental.

 “A atenção dispensada pelo município de Esposende permite reunir, na praia de Apúlia, todos os requisitos para uma oferta turística e ambiental de qualidade, reforçando a condição de destino balnear de excelência”, afirma a autarquia.

A atribuição do galardão Bandeira Azul – pela primeira vez em 1987 e ininterruptamente desde 2003 – “confirma o cumprimento de um vasto conjunto de critérios, especialmente de qualidade da água, fruto de inúmeros investimentos do município, nomeadamente na área do saneamento básico, recebendo o galardão Grau Ouro, referente à qualidade da água, apresentando elevados índices de segurança”, refere.

Apúlia está entre as poucas praias do país, preparada para receber pessoas com mobilidade condicionada e tem acolhido a Bandeira Qualidade de Ouro, pela excelência da água e do areal.

Recorde-se que Apúlia foi sido distinguidas pela Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, como praia ‘Zero poluição’, devido ao facto de, ao longo das últimas épocas balneares, ter obtido classificação ‘Execelente’.

Muito procurada durante o verão, estão disponíveis nesta praia completas infra-estruturas de apoio aos veraneantes. A Câmara encarrega-se de repor o areal, no início de cada época balnear e assegura a limpeza diária, disponibilizando, ainda, nadadores-salvadores. O município instala em Apúlia, todos os anos, uma biblioteca de praia que faculta livros e jornais aos veraneantes e, mais a sul, a praia da Ramalha, está vocacionada para acolher animais domésticos, numa iniciativa inédita no país.

A construção da ecovia do Litoral Norte, ao longo de toda a costa, desde Caminha até à praia da Ramalha, afigura-se como o novo eixo de turismo sustentável.

A aposta na praia de Apúlia não se esgota em obras e serviços disponibilizados pelo município. A promoção é constante, como comprovam os campeonatos de futebol e voleibol de praia ali realizados com regularidade, ou a 9.ª etapa do Tour Mundial da Strongman Champions League que ali se realizou, entre outros eventos”, lembra a autarquia.

Na praia de Apúlia é possível usufruir dos prazeres do estio e assistir à chegada da faina, com os barcos que atravessam o areal até se alinharem na praça sobranceira. Os moinhos de vento completam o postal, refletindo toda a sua imponência.