TERRAS DE BOURO -
Praia Fluvial de Alqueirão conquista bandeira ‘Qualidade de Ouro’ da Quercus

A Praia Fluvial de Alqueirão, em Vilar da Veiga, Terras de Bouro, está entre as 381 praias portuguesas que conquistaram o galardão ‘Qualidade de Ouro’ da Quercus.

A praia terrabourense junta-se a outras 19 praias fluviais e costeiras do Minho que também receberam a bandeira Qualidade de Ouro atribuído pela associação ambientalista.

PUBLICIDADE

As praias fluviais de Adaúfe e Cavadinho, ambas no concelho de Braga, as praias costeiras de Fão-Ofir, Marinhas-Cepães, Ramalha, Rio de Moinhos e Suave Mar, todas em Esposende, e as fluviais de Verim (Póvoa de Lanhoso), Alqueirão, (Terras de Bouro) e Cavez, em Cabeceiras de Basto, são as 10 praias contempladas com o galardão ‘qualidade de ouro’,

Caminha, Forte do Cão, Moledo, em Caminha, e Afife, Amorosa, Arda, Carreço, Castelo de Neiva, Ínsua e Paçô, todas em Viana do Castelo são as praias que conquistaram o ‘selo’ de qualidade da Quercus no distrito do Alto Minho.

Apesar do aumento global de galardões face a 2019, a Quercus nota, através de um comunicado, uma diminuição no número de praias costeiras e de transição galardoadas, pelo segundo ano consecutivo, enquanto as praias interiores obtiveram mais 14 distinções.

A atribuição da classificação de praia com ‘qualidade de ouro’ obedece a um conjunto de critérios de avaliação da água balnear, que, de acordo com o estabelecido no ano passado, deve ter sido classificada como excelente nas últimas cinco épocas balneares (2015 a 2019) e não pode ter registado qualquer tipo de episódio de desaconselhamento ou proibição da prática balnear ou interdição da praia no último ano.

Em termos globais, das 381 praias distinguidas, 321 são costeiras, 54 são interiores e seis são de transição. A região Tejo e Oeste volta a ser aquela que consegue mais galardões, num total de 102 (mais 12 do que em 2019), seguida do Algarve, com 76 (menos 11), e do Norte, com 66 (menos oito).