REGIÃO -
Praias de Adaúfe, Ofir, Apúlia, Castelo de Neiva e Vilar de Mouros entre as galardoadas com a Bandeira Azul 2020

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuiu o galardão de qualidade a 18 praias do Minho. As únicas praias fluviais minhotas a conquistar, e a manter, a bandeira azul são Adaúfe, em Braga, e das Azenhas, em Caminha.

Além de Adaúfe, o distrito de Braga conta com mais quatro praias costeiras premiadas, todas no concelho de Esposende: Suave Mar, Cepães, Ofir e Apúlia.

No Alto Minho, Viana do Castelo tem oito praias bandeira azul: Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo do Neiva.

PUBLICIDADE

O concelho de Caminha, alem da praia fluvial das Azenhas (em Vilar de Mouros), conta com as praias costeiras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Forte do Cão e Moledo.

A época balnear, que arranca oficialmente a 6 de Junho, conta com 322 praias costeiras e 38 fluviais com bandeira azul.

O Algarve é a região com mais bandeiras azuis, 87, mais duas que a região Centro, onde se situa a Praia de Mira, que recebe a Bandeira Azul pelo 34.º ano consecutivo, tornando-se a única zona balnear do mundo com o galardão desde a sua criação, em 1987.

A região Norte tem 76 praias galardoadas.

Entre os critérios para a atribuição da Bandeira Azul estão A qualidade da água balnear, a presença de nadadores-salvadores, a qualidade dos acessos e as obrigações de os concessionários dos apoios de praias apostarem em projectos de eficiência energética e de responsabilidade social, como a redução de consumo de plástico descartável são alguns dos critérios para a atribuição da Bandeira Azul.

 

Foto Praia das Azenhas, Vila de Mouros (Caminha)