PAÍS -
Prazo para preencher os Censos termina hoje

Termina esta segunda-feira a fase de preenchimento dos Censos 2021 na Internet. A resposta é obrigatória, sendo que a recusa em responder prevê a aplicação de coimas, que variam entre os 250 e os 25 mil euros para pessoas singulares e entre 500 e 50 mil no caso de pessoas colectivas (empresas).

Os recenseadores deixaram uma carta nas caixas de correio de todos os alojamentos do território nacional com os códigos necessários à resposta.

PUBLICIDADE

A carta contém um código e password associados exclusivamente a cada alojamento. Para responder, deve aceder a censos2021.ine.pt e autenticar-se com os códigos da carta para poder preencher o formulário.

Quando a resposta pela Internet não for possível, a população tem ao dispor outras alternativas, nomeadamente:

  • telefone para grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial, nomeadamente por razões de saúde pública;
  • e-balcão nas Juntas de Freguesia (mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respectiva situação de saúde pública);
  • auto-preenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores, de acordo com o protocolo de saúde pública.

Os Censos permitem conhecer melhor algumas características do país, tais como a sua população e o seu parque habitacional.