As previsões para a semana de 2 a 8 de fevereiro apontam para um aumento de 0,5 cêntimos no preço do gasóleo, enquanto o custo da gasolina deverá permanecer inalterado, desenhando um cenário de estagnação e ligeiro agravamento para os condutores portugueses.
De acordo com as projeções do Automóvel Club de Portugal (ACP), o preço médio do gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,579 euros por litro. No que toca à gasolina simples 95, o valor deverá manter-se estável nos 1,664 euros por litro.
Estes valores têm como referência os dados oficiais da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que esta sexta-feira, 30 de janeiro, indicavam um preço médio de 1,574 euros para o gasóleo e de 1,664 euros para a gasolina.
Fator Fiscal e Medidas de Apoio
Importa sublinhar que estas estimativas pressupõem a continuidade das medidas extraordinárias de redução fiscal implementadas pelo Governo para mitigar o impacto da volatilidade do mercado energético. Atualmente, estas medidas incluem a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e o mecanismo de compensação da receita adicional do IVA.
Contudo, o Executivo mantém a estratégia de reversão gradual destas ajudas.
Recorde-se que o ajuste do ISP é revisto periodicamente, sendo expectável que a carga fiscal seja ajustada sempre que se verifiquem descidas acentuadas nos preços de referência, de forma a garantir o equilíbrio das contas públicas.












