AMARES -
“Prevenir para acautelar o Verão” com acções de fogo controlado

Os Bombeiros de Amares, em articulação com a Câmara de Amares e com a ajuda dos Bombeiros de Terras de Bouro, estão a fazer a gestão do combustível florestal, fazendo a limpeza em terrenos potencialmente perigosos na época de incêndios.

Entende-se por gestão de combustíveis a redução de material vegetal e lenhoso de modo a evitar a ignição e a dificultar a propagação do fogo na vertical (do estrato herbáceo para os matos e destes para as copas) e na horizontal (ao longo dos diferentes estratos).

PUBLICIDADE

Quando o fogo atinge as áreas em que foi realizada a gestão de combustíveis, a propagação do incêndio fica dificultada.

Além disso, a gestão de combustíveis facilita a acessibilidade dos bombeiros e outros operacionais, tornando a sua intervenção mais eficaz e segura.

No caso de um incêndio de grandes dimensões, esta prática reveste-se de extrema importância pois garante a descontinuidade do material combustível, dificulta a propagação do incêndio e diminui a sua intensidade, permitindo ainda uma maior eficácia para o combate.

Também a gestão de combustíveis ao longo das estradas cria melhores condições para evitar a progressão do fogo e permite o acesso e circulação.