EDUCAÇÃO - Professores da EPATV participaram em evento de formação para «inovação e partilha de boas práticas»

EDUCAÇÃO -
Professores da EPATV participaram em evento de formação para «inovação e partilha de boas práticas»

Três professores da Escola Profissional Amar Terra Verde frequentaram, entre os dias 18 e 22 de Fevereiro, em Barcelona, um evento de formação conjunta de pessoal integrado no projecto Erasmus+ de Cooperação para a Inovação e partilha de Boas Práticas, “VET New Methodologies”.

Nesta formação, que contou com a participação de escolas profissionais de Espanha, Itália, Portugal e Turquia, foram trabalhados aspectos teóricos e práticos de montagem e afinação de um braço robótico 3D, um ponto de partida para o desenvolvimento conjunto de metodologias de aprendizagem baseadas em projectos.

Esta mobilidade foi bem-sucedida, já que os professores que nela participaram adquiriram novas competências que enriquecerão as práticas pedagógicas através de metodologias educacionais inovadoras, assim como, os conteúdos curriculares.

PUBLICIDADE

PRÓXIMO ENCONTRO

O próximo encontro decorrerá em Lecce, Itália, na forma de uma reunião transnacional, no decurso da qual os coordenadores de cada país efectuarão o balanço das actividades realizadas e delinearão as próximas etapas.

METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM BASEADAS EM PROJECTOS

Este é um modelo «inovador de ensino e aprendizagem, que assenta em conceitos/conteúdos, actividades, princípios e resultados de uma ou mais disciplinas em que o aluno é incentivado à construção autónoma do seu próprio saber, através de actividades de pesquisa para resolução de problemas e de outras tarefas relevantes, que culmina em produtos concretos», pode ler-se em nota enviada.