DESPORTO

DESPORTO -
Professores do Politécnico de Viana integram lista de autores em livro sobre testes de campo para jogadores de futebol

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Quatro professores da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) são alguns dos autores do livro sobre testes de campo para jogadores de futebol.

Filipe Manuel Clemente, Rui Silva, Ricardo Lima, Bruno Silva e Sérgio Matos, que também são membros da Unidade de Investigação “SPRINT”, integram esta nova publicação da editora internacional “Springer”, numa obra que dá pelo nome de “Testes de Campo para Jogadores de Futebol: Preocupações e Aplicações Metodológicas”.

O livro, recentemente publicado, visa «fornecer fornecer aos técnicos do exercício, fisiologistas e treinadores de futebol, informações sobre os níveis de validade e fiabilidade de diferentes testes de avaliação das qualidades físicas de futebolistas», explicou Filipe Manuel Clemente.

De acordo com o docente e investigador, esta obra vai também «servir de apoio para os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo em unidades curriculares como Avaliação e Controlo do Treino, Teoria do Treino ou Metodologia do Treino Desportivo».

Esta obra conta com a colaboração de investigadores de outras instituições de ensino superior de Portugal, de Espanha e da Turquia e os leitores poderão verificar todos os testes de campo concebidos para a avaliação da aptidão física no futebol através de uma revisão sistemática.

Para além disso, a obra resume sistematicamente os níveis de exactidão, precisão e repetibilidade dos testes baseados em campo aplicados no futebol e considera detalhes como a eficácia dos testes para diferentes categorias etárias e sexos.

Nesta publicação é ainda fornecida uma breve caracterização de cada teste e uma apresentação dos níveis simultâneos de validade e repetibilidade para cada um deles, sendo que o livro contém uma discussão geral sobre as implicações dos testes para diferentes abordagens metodológicas do treino.

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS