REGIÃO

REGIÃO -
Projecto da “Águas do Norte” na lista de candidatos para prémios internacionais de inovação

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O projecto “CAN – Cento de Alertas e Notificações”, desenvolvido pela empresa “Águas do Norte”, faz parte dos candidatos oficiais para os “Water Europe Innovation Awards 2022”, onde são distinguidas as diferentes áreas de especialização nos serviços de abastecimento de água.

Esta plataforma da “Águas do Norte” surgiu no âmbito do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal e vê-se agora a elencar a lista para estes prémios oficiais, que, desde 2015, têm contribuído para aumentar a visibilidade de novas abordagens, soluções e tecnologias inovadoras relacionadas com a água.

A “CAN” tem como principal objectivo a «uniformização, consolidação e agilização de todos os alertas dos sistemas industriais que integram o sistema multimunicipal de abastecimento de água, bem como do saneamento da região Norte do país.

Para além disso, esta plataforma inteligente tira também partido da Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), de forma a garantir uma optimização de respostas às operações, possibilitando também a antecipação de cenários de risco e o apoio aos decisores numa resposta de previsão.

A conferência anual da “Water Europe Innovation” tem vindo a crescer e afirma-se, cada vez mais, como um evento de destaque ao nível do sector da água na Europa. Os cinco vencedores serão anunciados durante o jantar desta conferência que vai decorrer no próximo dia 14 de Junho, em Bruxelas.

De recordar que a “Águas do Norte”, fundada em 2015, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público, bem como do tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais em 63 Municípios que integram este sistema.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS