CULTURA

CULTURA -
Quorum Ballet mostra “Romeu e Julieta” na Semana da Dança de Guimarães esta terça-feira

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, acolhe esta terça-feira, pelas 21h30, o espectáculo Romeu e Julieta, pelo Quorum Ballet, integrado na Semana da Dança que até domingo leva à cidade da criação as melhores propostas no que toca à dança contemporânea, numa iniciativa promovida pela Associação de Dança de Guimarães.

Esta produção nasce do desejo de continuar a trabalhar os grandes clássicos, dando seguimento ao trabalho desenvolvido com ‘Lago dos Cisnes’ e ‘Sagração da Primavera’ de Daniel Cardoso, relacionando-os com a vida e a sociedade de hoje. O coreógrafo assume o desafio de apresentar uma nova criação inspirada em ‘Romeu e Julieta’, de William Shakespeare.

Esta nova versão de ‘Romeu e Julieta’ leva-nos ao mundo do amor romântico, amor este que nada ou ninguém pode destruir. Um amor que é cego, um tipo de amor tão forte que nem pela morte poderá ser vencido. Poderá esta história ser transposta para a actualidade, numa época em que egocentrismo, egoísmo e auto-indulgência são um dos focos principais nas nossas vidas? Sendo uma peça com a qual as pessoas se relacionam, ‘Romeu e Julieta’ é reconhecida pela maioria das culturas como a maior história de amor.

A coreografia de Daniel Cardoso, ao lado da música de Sergei Prokofiev, visa questionar o público sobre o que temos de mais precioso nas nossas vidas e que muitas vezes esquecemos… o amor.

O Quorum Ballet® é uma companhia de dança contemporânea de repertório, fundada em 2005 pelo seu director artístico, coreógrafo residente e bailarino Daniel Cardoso. O Quorum Ballet® tem apresentado diversas peças da autoria de Daniel Cardoso e de cerca de 15 coreógrafos convidados, a destacar Itzik Galili, Xie Xin, Donald Byrd, Barbara Griggi e Thadddeus Davis.

No total, foram criadas mais de 65 produções, nas quais se incluem trabalhos coreográficos para a infância e jovens. Das peças produzidas destacamos “Correr o Fado” de Daniel Cardoso, que esteve presente em 11 países, e “Sagração da Primavera | Made in China” estreada no Shangai Oriental Arts Center na China, de Daniel Cardoso e a coreógrafa convidada Xie Xin.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS