OPINIÃO -

OPINIÃO - -
Sabia que cada vez há maior registo de Burlas MBWAY?

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Nesta edição do O amarense, trago-vos um assunto que merece destaque por estar a ser detetado um volume anormal de denúncias registadas nas forças de segurança de burlas efetuadas através da aplicação informática de pagamentos e serviços “MBWAY”.

A atuação dos suspeitos passa por aproveitar o desconhecimento das pessoas relativamente às novas tecnologias de pagamentos e serviços, neste caso em concreto a aplicação “MBWAY”, e assim de forma ardilosa conseguir associar os cartões bancários das vítimas aos números de telemóvel utilizados pelos suspeitos ficando com o seu controlo através da aplicação.

O “MBWAY” é uma aplicação da SIBS (empresa que gere a rede Multibanco) que oferece uma solução interbancária para compras e transferências imediatas através de um telemóvel smartphone ou de um tablet.

Os burlões através de um contacto telefónico ou mensagem, fazem-se interessados na compra de um artigo ou prestação de serviço, questionando a vítima se aceita o pagamento pelo MBWAY, caso a resposta seja de que desconhece a aplicação ou este método de pagamento, os suspeitos prontificam-se a explicar passo a passo o procedimento a adotar.

Solicitam aos ofendidos que se desloquem a uma ATM e introduzam o seu cartão multibanco, selecionem a opção “MB WAY”, introduzam o número de telemóvel e um código indicado pelo suspeito, convencendo assim os ofendidos que desta forma vão receber o dinheiro da transação na sua conta bancária.

Sem se aperceberem, estão desta forma a associar o número de telemóvel do suspeito aos seus cartões bancários, permitindo o controlo do mesmo através da aplicação. A partir deste momento, são efetuadas transferências bancárias e levantamentos em numerário nas ATM até que o saldo o permita.

As vítimas apenas se apercebem que foram burladas quando vão consultar o saldo ou são

contactados pela sua entidade bancária. Como atuam estes meliantes? Estes burlões atuam sobretudo nas compras e vendas de artigos no OLX, em prestação de serviços como serviços de táxis entre outros. Em estabelecimentos comerciais mediante promessa, por parte do burlão, que paga antecipadamente por este meio de pagamento. Falso funcionário, onde o burlão se faz passar por funcionário de serviços EDP e convence o ofendido de que este tem dinheiro a receber de acertos prontificando-se a fazer as transferências via MBWAY.

É nas redes sociais que surgem os denominados angariadora de clientes. Através da criação de perfis falsos no Instagram e Facebook, (perfis femininos) os suspeitos tentam ganhar a confiança das vítimas ou fazem-se passar por angariadoras de clientes para a plataforma MBWAY, solicitando a adesão à plataforma ou pequenos empréstimos de dinheiro, levando as vítimas a associar/pagar através da aplicação.

É caso para dizer quem te avisa teu amigo é e, portanto, divulgue esta informação e proteja-se!

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS