TERRAS DE BOURO (São Bento)

TERRAS DE BOURO (São Bento) -
São Bento da Porta Aberta é parte da «Igreja Militante: Todos temos uma função dentro da Igreja. Todos somos partes de um todo»

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

«Um cristão não nasce, faz-se». Foi neste tom que D. Delfim Gomes, Bispo Auxiliar de Braga, se expressou, esta manhã, no decurso das cerimónias evocativas de São Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, durante a missa festiva da 2ª peregrinação anual.

«Todos temos uma função dentro da Igreja. Todos somos partes de um todo», acentuou o prelado, perante uma assembleia cheia, que se juntou às cerimónias esta manhã. «Somos membros deste corpo e cada um com a sua missão, com a vontade de Deus a nosso respeito, deve cumprir esta caminhada em busca da Santidade», referiu.

Citando Tertuliano, foi mais longe: «Um cristão não nasce, faz-se. Quando se deixa iluminar, cresce, vive a fé, profetiza e anuncia o ressuscitado».

Para D. Delfim, isso «é construído no quotidiano da nossa existência».  Evocando S. Bento, referiu que «os santos viveram a vida com todas as consequências da caminhada». Por isso, aludindo ao Papa Francisco, lembrou que «todos devemos assumir-nos como parte desta Igreja militante».

Este foi o momento marcante das celebrações de São Bento, pai e padroeiro da Europa, numa cerimónia que terminou coma solene procissão em caminhada pela principal via de acesso ao Santuário.

PROGRAMA DA TARDE

O programa festivo prossegue pela tarde. Para as 15h00, está marcada a apresentação do livro “Espaço Religioso das Promessa”, de Maria Engrácia Leandro e Rui Pedro Leandro.

A apresentação ficará a cargo de D. Roberto Rosmaninho Mariz, Bispo Auxiliar do Porto, com momentos musicais a cargo da Escola de Música de Terras de Bouro.

Até às 18h00, a Banda Musical de Carvalheira atuará em vários locais nas imediações do santuário.

“O Senhor São Bentinho convida todos os amigos, benfeitores e peregrinos a marcar presença nas comemorações do Pai e Padroeiro da Europa”, refere a Irmandade de São Bento da Porta Aberta.

[email protected]

Vídeo Procissão (aqui)

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS