AMARES -
Semana do Desporto e Juventude de Amares arranca esta quarta-feira

Amares prepara-se para viver a V Semana do Desporto e Juventude, iniciativa promovida pelo Município de Amares entre os dias 23 e 30 de Setembro, articulada com o Programa Nacional Desporto para todos e integrada na Semana Europeia do Desporto.

Este ano, tendo em conta as circunstâncias actuais fruto da pandemia provocada pela Covid-19, as actividades vão realizar-se com recurso às novas tecnologias.

PUBLICIDADE

Para o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, «esta iniciativa tem como grande objectivo promover a prática desportiva, essencial para a saúde e o bem-estar, para o lazer e o equilíbrio individual mas também para a transmissão de valores essenciais para a estruturação da vida em sociedade».

«O Município de Amares tem feito uma aposta clara na valorização do desporto para todos e hoje temos uma prática desportiva muito interessante no nosso concelho. Para além disso, temos excelentes exemplos de personalidades de Amares que, numa outra dimensão, se têm destacado ao mais alto nível do Desporto, o que é também um grande orgulho para o nosso concelho», refere, em comunicado, o autarca.

O vereador do Desporto, João Esteves, lembra que nesta 5ª semana do Desporto e Juventude de Amares, apesar dos moldes diferentes, «o objectivo continua a ser o mesmo: incentivar à prática do desporto e da actividade física e, este ano particularmente, demonstrar que é possível praticar actividade física mesmo com a obrigatoriedade de distanciamento social».

PROGRAMA

O programa vai contemplar 2 webinar. O primeiro, presencial, vai acontecer no dia 25 de Setembro, às 21h00, no Auditório Conde de Ferreira, com o intuito de levar a reflectir sobre a Covid-19 e o seu impacto nas instituições e na juventude. A iniciativa vai ser organizada pelo Clube Desportivo Recreativo e Cultural Amarense e também vai ser transmitida online.

O segundo decorre no dia 28, subordinado ao tema “Treinadores de Amares: futebol e a nova realidade” e vai contar com a participação de Sérgio Vieira, Miguel Santos, António Barbosa, Nelo Darque e Dani Fernandes.

A V Semana do Desporto e Juventude de Amares vai ser dividida por temas, abrangendo diferentes tipos de desportos, nomeadamente o desporto: no trabalho, outdoor, na escola, náutico, inclusivo e, finalmente, o desporto sénior.

Diariamente, vão ser lançados vídeos com o testemunho de diversas personalidades do quadrante desportivo de Amares, que vão partilhar as suas experiências e incentivar à prática desportiva.

Está também prevista a realização de uma noite desportiva, no dia 26, dinamizada por três ginásios do concelho, através das redes sociais do Município de Amares.

A semana encerra no dia 30 de Setembro com uma singela cerimónia de reconhecimento de mérito desportivo a três atletas do concelho: Joana Vasconcelos, Gustavo Mendonça e Bárbara Afonso.

  • Dia 23 – Desporto no Trabalho
  • Dia 24 – Desporto Outdoor
  • Dia 25 – Desporto na Escola /Webinar a Covid-19 O impacto nas instituições e na juventude
  • Dia 26 – Noite Desportiva
  • Dia 27 – Desporto Náutico
  • Dia 28 – Desporto Inclusivo / webinar tema  Treinadores de Amares futebol, e a nova realidade e
  • Dia 29 – Desporto Sénior